O PROCESSO HISTÓRICO-SOCIAL DA ESTRATÉGIA INOVADORA DO ENSINO DE DESIGN: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO MEDIADORA NA COMPREENSÃO DA PASSAGEM DO BI PARA O TRIDIMENSIONAL
Palavras-chave:
Experiências, interdisciplinaridade, empilhamento, design e aplicaçõesResumo
Este artigo descreve uma estratégia didática inédita no ensino do design, desenvolvida e aprimorada desde 1990, na disciplina de Estudos Volumétricos do curso de Desenho Industrial e atualmente no Curso Técnico de Design de Móveis do IF Sul-Riograndense. O profissional formado atua na área de criação e execução de projeto de móveis, que conjuga o desenvolvimento criativo com as habilidades práticas revestidas de um caráter interdisciplinar. A metodologia é aplicada na sala de maquetaria, onde os projetos são desenvolvidos e executados em um ambiente prazeroso e criativo, onde o professor serve de medidor na construção mental e prática do processo criativo. A construção desse processo visa buscar as experiências vivenciadas e os conhecimentos adquiridos com o intuito de utilizá-los nas diversas atividades que irão estabelecer condições para redescoberta de novos conceitos e princípios geométricos fundamentais para aplicação na definição dos projetos. Essas experiências definem a criação partindo das formas bidimensionais para a construção de modelos mentais que irão definir a visualização do tridimensional. Os projetos de móveis desenvolvem-se em etapas, desde a criação até a execução dos projetos volumétricos. Dentre as várias técnicas desenvolvidas destaca-se o empilhamento, a qual integra todas de disciplinas desenvolvidas no curso, que fazem analogias com as diversas áreas acadêmicas. O trabalho tem apresentado excelentes resultados, pois através da criatividade, interdisciplinaridade e aplicabilidade. Também se verifica a prática das vivências, dos conhecimentos adquiridos e estimula-se o aprimoramento do potencial técnico- criativo na concretização dos projetos volumétricos e a aplicabilidade deste nas diversas áreas da vida.
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