LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E O QUE OS DISCURSOS ESCRITOS REVELAM SOBRE IDENTIADE RACIAL

Autores

  • Kellis Coelho Farias
  • Aparecida de Jesus Ferreira
Agências de fomento
PIBIC/CNPQ

Palavras-chave:

livro didático, identidade racial, língua inglesa, formação de professores.

Resumo

Este artigo analisa a representação das identidades raciais nos discursos escritos apresentados pelo livro didático de Língua Estrangeira Moderna (Espanhol – Inglês) para o Ensino Médio, que foi utilizado nas escolas públicas do Paraná. A pergunta que respondemos neste artigo é: Como os discursos escritos abordam a questão de identidade racial? O referencial teórico utilizado no artigo se baseia em autores como Ferreira (2006); Tílio (2008); Rosemberg, Bazilli & Silva (2003); Pinto (1987); Negrão (1987); entre outros. A metodologia utilizada para análise foi o referencial teórico da análise documental (LUDKE & ANDRÉ, 1986), análise de conteúdo e análise do discurso crítica sobre raça/etnia (VAN DIJK, 1993). Por meio desta análise, concluímos que os próprios materiais utilizados para a formação crítica dos alunos, podem reforçar ideologias e concepções discriminatórias e racistas.

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Publicado

19-12-2014

Como Citar

FARIAS, K. C.; FERREIRA, A. de J. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E O QUE OS DISCURSOS ESCRITOS REVELAM SOBRE IDENTIADE RACIAL. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, p. e10616, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10616. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] ARTE E CULTURA: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES SOBRE O TEMA