O CORPO, A ESCOLA E A DISCIPLINA: A PERTINÊNCIA E A ATUALIDADE DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Fabio Alves Lopes
  • Andréa Cristina Martelli
  • Tânia Maria Rechia Schroeder

Resumo

O presente texto analisa o corpo, a escola e a disciplina a partir do referencial teórico de Michel Foucault e alguns estudos foucaultianos. O caminho metodológico utilizado foi revisão bibliográfica entremeada com as experiências docentes em diversos momentos pedagógicos. Cabe à escola também disciplinar os indivíduos, desde a mais tenra idade até a fase adulta. A ritualização do cotidiano imprime marcas nos sujeitos que apesar, de “disciplinados” resistem e transgridem aos padrões de comportamento estabelecidos. Evidencia-se que o movimento entre a coibição e a liberdade, constitui-se como o coração pulsante da reflexão sobre o corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

LOPES, F. A.; MARTELLI, A. C.; SCHROEDER, T. M. R. O CORPO, A ESCOLA E A DISCIPLINA: A PERTINÊNCIA E A ATUALIDADE DE MICHEL FOUCAULT. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, p. e10936, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10936. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] AS VÁRIAS LINGUAGENS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR