Cultura de massa e formação educacional: mídia e opinião pública

Autores

  • Dinamara Garcia Feldens
  • Rafael Santos Barboza
  • Helena Maria Braz
  • Luana Garcia Feldens Fusaro
Agências de fomento

Palavras-chave:

Mídia, Educação, Indústria Cultural

Resumo

Utilizamos neste trabalho a revisão bibliográfica para investigar o cenário globalizado atual, alimentado pelas tecnologias de comunicação, levando em conta que a capacidade de alcance das mídias mantém vivo os conceitos de comunicação de massa e indústria cultural da década de 70. Desde o surgimento dessas mídias, começando com os jornais impressos até chegar à internet, o alcance da comunicação de massa só se intensificou. Esse alcance fez com que a mídia ultrapassasse seu papel de transmissora de informação e entretenimento, para ser formadora da opinião pública. Ao longo de décadas, a mídia de grande alcance tem afetado diretamente as relações sociais, influenciando nos processos de aprendizagem, na opinião pública, na constituição de juízos morais e de valores culturais da população. Este artigo propõe uma reflexão sobre os efeitos da mídia na formação e nos processos educacionais dos indivíduos e da massa como senso comum. Por fim, consideramos que a conscientização dos efeitos da mídia torna os seus consumidores menos vulneráveis a eles.

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Publicado

16-08-2016

Como Citar

FELDENS, D. G.; BARBOZA, R. S.; BRAZ, H. M.; FUSARO, L. G. F. Cultura de massa e formação educacional: mídia e opinião pública. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. e12706, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/12706. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO