IDENTIDADES CULTURAIS, INTELECTUAIS E ESTÉTICAS NO ATO DA CRÍTICA EM LUGONES E BORGES
Palavras-chave:
Cultura, Literatura.Resumo
Há uma pluralidade crítica nas obras de Leopoldo Lugones e Jorge Luis Borges, que de uma forma ou outra discorram sobre um dos clássicos fundacionais das tradições literárias argentinas – El Martín Fierro (1872), de José Hernández. Intenções e invenções utópicas, políticas e estéticas podem ser “capturáveis” por atitudes subjetivas, às vezes partidárias, outras vezes fluidas – claramente auto(bli)biográficas – que entram em tensão e conflito na esfera pública através de uma corporificação crítico-textual em contos, poemas, memórias, ensaios, manifestos, polêmicas, textos críticos, além de entrevistas, conferências, depoimentos e prática docente. Suas obras são cânones nacionais que lêem outros cânones – delineadores de identidades, de mitos e memórias coletivas. Entretanto, não deixam de marcar a presença de uma persona imaginária, ficcional, autoconstrutora ou até autodestrutiva.Downloads
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