A formação docente na perspectiva da educação inclusiva
Palavras-chave:
Inclusão, Formação docente, Prática pedagógica.Resumo
O presente artigo consiste em uma revisão teórica sobre a temática da formação docente com vistas ao desenvolvimento de uma Educação Inclusiva nas instituições de ensino regular. Para tanto, apresenta as concepções de inclusão escolar e de trabalho docente numa perspectiva inclusiva ressaltando os princípios vinculados a esse paradigma de educação. O texto ainda apresenta alguns dos documentos legais que norteiam a questão da inclusão e da formação docente voltada para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. As possíveis contribuições de uma prática pedagógica ancorada nos princípios da Educação Inclusiva como meio capaz de promover novas possibilidades de interação, desenvolvimento e aprendizagem aos alunos público-alvo da Educação Especial também serão apresentadas nesse trabalho. Assim, as considerações deste texto giram em torno da reflexão sobre as possibilidades que uma formação docente concernente com a perspectiva da Educação Inclusiva pode trazer para o desenvolvimento de um trabalho educativo que contribua para a efetivação da inclusão escolar como uma proposta ancorada numa educação de qualidade para todos.Downloads
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