A EXPRESSÃO DA CULTURA KITSCH NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
Palavras-chave:
cultura kitsch, linguagem publicitária, indústria culturalResumo
O artigo analisa o conceito de cultura kitsch e seus desdobramentos no âmbito da produção mediática, em particular no campo da publicidade e propaganda, visando contribuir para as reflexões que se situam no território interdisciplinar entre educação, arte e história da cultura. Especificamente, analisa o modo como elementos artísticos “puros” ou “autênticos” podem ser reconhecidos na linguagem publicitária, por meio da análise do caso da campanha da vodka Absolut, onde elementos estéticos da arte barroca podem ser identificados. A similaridade entre as orientações estéticas das linguagens analisadas, bem como a utilização de referenciais artísticos pela linguagem publicitária é uma das formas como cultura kitsch se manifesta na sociedade contemporânea e expressa a maneira como a “indústria cultural” pós-moderna transforma arquétipos em estereótipos e padroniza os gostos de consumo de massa.
Palavras-chave: cultura kitsch; linguagem publicitária; indústria cultural
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