v. 10 n. 2 (2016)

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O presente dossiê foi proposto para que pesquisas sobre análises das relações e das experiências, em torno da leitura do texto literário e de práticas pedagógicas, possam ser divulgados. Aceitam-se artigos que retratem a leitura literária como uma das fontes privilegiadas de aquisição do hábito de leitura, de conhecimento de si e do outro e da reflexão sobre o mundo sociocultural. Os artigos devem refletir sobre a obra literária como prática social, em sua potência de romper com o familiar e o gasto/clichês e ampliar o repertório das representações existentes e da capacidade de semiose. Artigos que discutam a figura do leitor agente, que interage com o texto literário, que reinventa ou mesmo acrescenta cenas, personagens, dados e fatos, justamente porque consegue entender, depois de um processo de letramento, o intertexto por meio de uma intuição subjetiva, eivada de reflexão, de sinapses, de busca pelas contradições, de busca pelo mundo. Como formar esse leitor no ensino fundamental, mesmo diante da falta de discussão sobre o lugar e função do texto literário no espaço escolar, nos diversos anos cronologicamente estabelecidos?
Publicado: 19-08-2016

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