SUPLEMENTAÇÃO CONTENDO NUCLEOTÍDEOS MODIFICA AS ALTERAÇÕES METABÓLICAS E MORFOMÉTRICAS GERADAS PELA IMOBILIZAÇÃO: ESTUDO EM RATOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.22978Palabras clave:
nucleotídeos, atrofia muscular, morfometria.Resumen
RESUMO. Foi avaliado as ações da suplementação com nucleotídeos na imobilização de membro pélvicos de ratos (IM), buscando identificar se há influência em aspectos metabólicos ou morfométricos. Utilizou-se ratos machos divididos nos grupos: controle (C), tratados com o suplemento (T; NUCLEOCELL, 4 mg/dia por 7 dias), imobilizados (I) e imobilizados tratados (IT). Os parâmetros analisados foram: massa corporal (M); conteúdo muscular de glicogênio (GLI), relação proteína total/DNA (PT/DNA), teste de tolerância à insulina (ITT) e área de secção transversa (AST). Na estatística utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov, ANOVA e Tukey, p<0,05. Resultados mostraram que não houve diferença na M nas diferentes condições C e T, por outro lado, a IM promoveu redução na Me na relação PT/DNA do músculo sóleo, condição minimizada pelo tratamento. Com relação ao GLI, houve redução decorrente da IM e melhora significativa após tratamento com o Nucleocell. Na análise do ITT foi verificado que o tratamento promoveu aumento. Por sua vez, a AST foi reduzida no grupo I, sendo a perda de M minimizada devido ao tratamento, evento expresso no grupo T e pela maior relação PT/DNA. Os resultados indicam que o suplemento, minimizou as respostas deflagradas pela imobilização.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.