PERFIL ALIMENTAR, GLICÊMICO E LIPÍDICO AOS SEIS MESES DE VIDA DE CRIANÇAS A TERMO E PREMATURAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23838Palabras clave:
Recém-nascido prematuro, Metabolismo, Alimentação, Lipídeos, GlicemiaResumen
Objetivo: Correlacionar o perfil glicêmico e lipídico de recém-nascidos a termo e prematuros com a alimentação recebida do nascimento aos seis meses de vida. Metodologia: Análise de dados secundários, avaliados ao nascimento (T0) e seis meses (T1) de recém-nascidos a termo (n=73) e prematuros (n=39). Investigou-se adequação do peso ao nascer, idade gestacional, glicose, triglicerídeos, colesterol e insulina, perfil alimentar do período analisado. Análise da Variância, teste de comparação múltipla das médias, nível de significância de 5%. Resultados: Glicose e triglicerídeos foram estatisticamente significativos para a característica nascer prematuro ou a termo (p<0,01). Preditores relativos à adequação do peso ao nascer e os tipos de dieta não influenciaram na variação da glicose e triglicerídeo. Dieta com papa de legumes (p=0,047) e nascer prematuro (p<0,01), exerceram influência na variação da insulina e colesterol total. Conclusão: Prematuros encontram-se mais vulneráveis para alterações lipídicas e glicêmicas ao sexto mês comparados aos a termo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.