Semeadura imediata de sementes de capim-marandu associadas ao fertilizante para germinação mínima em sistemas integrados
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i1.16450Palavras-chave:
Germinação, Integração lavoura-pecuária, Vigor.Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos dos tempos de contato na qualidade fisiológica de sementes de braquiária com fertilizante. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram de 0, 24, 48, 72 e 96 horas de contato das sementes de Brachiaria brizantha cv. Marandu, com o fertilizante 05-25-15. Após os tempos de contato, separou-se as sementes dos adubos e submeteu-as aos testes: teor de água, primeira contagem da germinação, germinação, tetrazólio, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado, primeira contagem da emergência em areia, emergência em areia, índice de velocidade de emergência, comprimento da maior raiz e da parte aérea e massa seca de plântulas. Os resultados foram submetidos à análise de variância e de regressão ao nível de 5% de probabilidade. Observou-se que houve efeito linear negativo do tempo de contato sobre a germinação, primeira contagem da emergência, índice de velocidade de emergência; e efeito linear positivo sobre a condutividade elétrica. Estes resultados estão relacionados às características do adubo, como poder salino e obtenção por via ácida. Com base na germinação mínima de 60% exigida para comercialização, recomenda-se a semeadura imediata das sementes do B. brizantha cv. Marandu após a mistura com o fertilizante 05-25-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.