ADAPTAÇÃO DAS PLANTAS AO DÉFICIT HÍDRICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v5i4.16006Resumo
Ao longo dos tempos, o planeta Terra sofreu diversas mudanças tanto em aspectos climáticos, como nas populações que o habitam. Essas modificações, fizeram com que o reino vegetal se adaptasse ao decorrer dos anos, e consequentemente estabelecer plantas capazes de sobreviver as condições atuais do planeta. A demanda por alimentos vem aumentando a cada ano, sendo necessário que plantas agrícolas aptas as diversidades abióticas e bióticas continuem produzindo e ainda através do melhoramento genético consigam elevar sua produtividade em função do aumento da população mundial. Previsões indicam que com o aumento do efeito estufa, ocorrerá um acréscimo de até 5,8º C na temperatura da Terra, gerando períodos de intensa seca e inundação. Existem diversos tipos de estresse que as plantas podem sofrer, um deles é o hídrico, tanto por falta ou excesso de água, compreender como as plantas se adaptam ao déficit hídrico e os mecanismos de adaptação que elas utilizam para superar esses períodos é fundamental para desenvolver tecnologias e melhorar ainda mais a capacidade de superação ao déficit hídrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.