Análise conjunta de atributos físicos e biológicos do solo sob sistema plantio direto no Cerrado

Rogério Ferreira da Silva, Irzo Isaac Rosa Portilho, Adriana Maria de Aquino, Auro Akio Otsubo, Anderson de Souza Gallo, Maria de Fátima Guimarães

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sistema plantio direto (SPD), estabelecido há oito anos no Cerrado, sobre os atributos morfológicos, físicos e biológicos do solo. O experimento foi em Latossolo Vermelho distroférrico típico. Foram avaliados os seguintes sistemas: monocultura com sistema convencional de preparo do solo, SPD com diferentes rotações de culturas (soja/nabo, soja/trigo e milho/aveia) e vegetação nativa. Em cada sistema, foi aberta uma trincheira com o intuito de detectar as modificações morfológicas provocadas pelos diferentes manejos com uso do método do perfil cultural. Os macroinvertebrados do solo foram avaliados conforme o método “Tropical Soil Biology and Fertility”. Utilizaram-se, ainda, amostras de solo indeformadas para avaliação dos atributos físicos do solo. As melhores condições morfologicas do solo foram verificadas nas camadas mais superficiais do SPD, com presença abundante de bioporos e galerias em todo o perfil. A riqueza de macroinvertebrados aumenta com a melhor estruturação física do solo. Por outro lado, a maior densidade do solo reduz o número de indivíduos e ordens. O SPD conduzido em rotação (soja/nabo) favorece a biodiversidade e as funções ecológicas do solo, podendo ser uma estratégia promissora para sistemas de produção sustentáveis na região do Cerrado.

 


Palavras-chave


Diversidade, estrutura do solo, macrofauna de solo, perfil cultural

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Acta Iguazu

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Acta Iguazu


ISSN 2316-4093 (versão eletrônica)

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura

Rua Universitária, 1619 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: revista.actaiguazu@unioeste.br