Perfilhamento da cana-de-açúcar irrigada e plantada por mudas pré-brotadas: um novo conceito

Anderson Prates Coelho, Alexandre Barcellos Dalri, Rogério Teixeira de Faria, Estêvão Pacheco de Andrade Landell, Luiz Fabiano Palaretti

Resumo


O perfilhamento é o principal processo que determina a produtividade agrícola da cana-de-açúcar. É uma variável que sofre a influência de diversos fatores, tais como espaçamento, genótipo, modo de plantio, fertilidade e umidade do solo, além da luminosidade. Dessa maneira, objetivou-se avaliar o perfilhamento de cinco cultivares de cana-de-açúcar, plantadas por meio de mudas pré-brotadas, e cultivadas com e sem irrigação, nos dois primeiros anos de cultivo. O experimento foi instalado na FCAV/UNESP, em Jaboticabal, SP, Brasil, durante o período de novembro de 2014 a maio de 2016. A irrigação suplementar foi realizada sempre que ocorreu um déficit hídrico acumulado da cultura de 30 mm. As cultivares de cana-de-açúcar avaliadas foram: CTC 4, IACSP 93-3046, RB 86-7515, IACSP 95-5000 e IAC 91-1099. As lâminas de irrigação aplicadas para cana-planta e cana-soca foram de 150 e 360 mm, respectivamente. A cultivar CTC 4 foi a que apresentou  maior perfilhamento, no momento da colheita, tanto para cana-planta como para cana-soca, com média de 21,85 e 17,64 colmos m-1, respectivamente. .A irrigação não incrementa o número de colmos das cultivares de cana-de-açúcar, no entanto antecipa o pico de perfilhamento em 30 dias. Em cana-planta o perfilhamento das cultivares foi antecipado em 30 dias em comparação à cana-soca, fato decorrente do plantio por mudas e das condições climáticas.

Palavras-chave


Biometria; Manejo da irrigação; Cultivares; Desenvolvimento

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Acta Iguazu

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Acta Iguazu


ISSN 2316-4093 (versão eletrônica)

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura

Rua Universitária, 1619 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: revista.actaiguazu@unioeste.br