GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CARTHAMUS TINCTORIUS EM DIFERENTES SUBSTRATOS

Janine Farias Menegaes, Ubirajara Russi Nunes, Rogério Antônio Bellé, Eduardo José Ludwig, Pablo Reno Sangoi, Lucas Sperotto

Resumo


O cártamo (Carthamus tinctorius L.) é uma planta anual, rústica e possui múltiplos propósitos de uso, como culinário, medicinal, ornamental, entre outros. Em virtude desta amplitude de uso, o presente trabalho objetivou avaliar a germinação de sementes de C. tinctorius em diferentes substratos. O experimento foi conduzido, em julho de 2016, no laboratório de didático e pesquisa em sementes e na casa de vegetação do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria. Em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x2 (substratos: areia, casca de arroz carbonizada, Carolina Soil, solo e vermiculita e, lotes de sementes: 10,30 e 6,76% grau de umidade), com quatro repetições de 50 sementes. Na casa de vegetação a semeadura foi em bandeja plástica, com avaliações aos 14 após a semeadura. E, previamente, a instalação do experimento foi verificada a germinação dos lotes de sementes em condições laboratoriais conforme a legislação brasileira. Avaliou-se a germinação de plântulas normais, índice de velocidade e tempo de emergência, comprimento e massa de plântula. Verificou-se que a germinação do cártamo é afetada pelo grau de umidade das sementes. Constata-se, assim que os substratos de areia e solo proporcionam melhor porcentagem de emergência das sementes de cártamo e desenvolvimento inicial de plântulas.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Acta Iguazu

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Acta Iguazu


ISSN 2316-4093 (versão eletrônica)

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura

Rua Universitária, 1619 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: revista.actaiguazu@unioeste.br