Dinâmica da paisagem da microbacia Novo Horizonte, Amazônia Meridional
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i1.17724
Supporting Agencies
Keywords:
floresta amazônica, atividade antropogênica, sensoriamento remotoAbstract
O processo de uso e ocupação do solo constitui um dos principais agentes de degradação ambiental. Objetivou-se analisar espacialmente a dinâmica da paisagem da microbacia Novo Horizonte, no município de Alta Floresta,MT. Para a construção dos mapas temáticos, utilizou-se as bandas 3, 4 e 5 do satélite Landsat 5 (08/08/1984, 30/07/1998) e 4, 5 e 6 do Landsat 8 (20/08/2013). Estas foram georreferenciadas, recortadas, segmentadas e classificadas no software SPRING 4.3, e posteriormente finalizadas no software Arcgis 9.2. Constatou-se reduções na categoria Cobertura Vegetal em decorrência do aumento da atividade antropogênica sobre as classes de Floresta Ombrófila Aberta Submontana e Aluvial. Verificou-se ainda para a categoria Massa d’agua um pequeno aumento, possivelmente em virtude de sua maior visibilidade devido à perda de florestas aluviais. A categoria Uso da Terra apresentou aumento em todas as suas classes, sobretudo de Pastagem Plantada que demonstrou ser a principal classe de substituição da vegetação nativa. Conclui-se que que a situação da microbacia é preocupante tendo em vista que a continuidade da redução dos remanescentes florestais pode comprometer a disponibilidade hídrica da microbacia.Downloads
Published
01-03-2019
How to Cite
HAUBRICHT, D. M.; CAIONI, C.; COCHEV, J. dos S.; NEVES, S. M. A. da S.; DALLACORT, R.; SILVA, A. C. S. da. Dinâmica da paisagem da microbacia Novo Horizonte, Amazônia Meridional. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 32–40, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i1.17724. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17724. Acesso em: 6 apr. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.