ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DE NITROGÊNIO E NODULAÇÃO EM GALACTIA LATISILIQUA DESV. NA PRESENÇA DE DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO

Autores

  • Liliane Santos Camargos
  • Karen Sibelli Rodrigues
  • Leandro Ferreira Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i1.8280

Resumo

Galactia latisiliqua Desv. (sinônimo Galactia velutina Benth.) trata-se de uma leguminosa herbácea, de ocorrência como invasora, apresentando ampla distribuição geográfica ocorrendo na Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Guiana e Paraguai, não havendo na literatura quaisquer informações sobre o comportamento fisiológico e de fixação biológica em resposta a fontes de nitrogênio. Sendo assim, o presente estudo visa aportar informações diagnósticas sobre o comportamento da espécie quanto a manutenção do ‘status’ de fixação biológica de nitrogênio e alterações no metabolismo em função da disponibilidade ou ausência de nitrogênio no meio. Observamos que a presença de diferentes fontes de nitrogênio (amônio, ureia e nitrato) altera a translocação de aminoácidos e ureideos em Galactia latisiliqua, mas não inibe a nodulação e fixação de nitrogênio completamente. Isto é um fator indicativo de possível tolerância da espécie a presença de nitrogênio no meio, tornando-a uma espécie em potencial para estudo dos fatores que levam algumas leguminosas a abandonarem a fixação de nitrogênio na presença de nitrato e amônio, por exemplo, ao passo que outras se mantém com nódulos funcionais nas mesmas condições.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SANTOS CAMARGOS, L.; RODRIGUES, K. S.; FERREIRA AGUIAR, L. ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DE NITROGÊNIO E NODULAÇÃO EM GALACTIA LATISILIQUA DESV. NA PRESENÇA DE DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 72–81, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i1.8280. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8280. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS