A avaliação como um processo interno da prática pedagógica

Autores

  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v4.i8.p119

Palavras-chave:

Avaliação, prática pedagógica, participação.

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre o processo avaliativo na educação formal, escolar e universitária. Objetiva-se contribuir para a construção de uma avaliação imbricada com os paradigmas educacionais emergentes, fundamentados na construção do conhecimento, no diálogo crítico e na interação social. Consequentemente, uma avaliação que não seja um processo estanque, mas integrante e integrador do ensino e da aprendizagem através de uma prática pedagógica participativa.

Downloads

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

HOFFMANN, J. Experiências em avaliação mediadora na universidade a partir do PAAP. In: MORAES, V. R. P. (Org.). Melhoria do ensino e capacitação docente: programa de atividades de aperfeiçoamento pedagógico. Porto Alegre: UFRGS, 1996.

PERRENAUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Downloads

Publicado

10.10.2002

Como Citar

AHLERT, A. A avaliação como um processo interno da prática pedagógica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 4, n. 8, p. 119–125, 2002. DOI: 10.36453/cefe.2001.v4.i8.p119. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1340. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão