Tematizando as lutas na educação física escolar: relato de uma prática pedagógica no contexto do PIBID

Marlon Messias Santana Cruz, Abília Ana Castro Neta, Drieli Fernandes Boa Sorte, Joice Tainá de Jesus Santos, Ana Gabriela Alves Medeiros

Resumo


Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no contexto do subprojeto “Educação Física escolar: construindo possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva cultural” do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII. As ações pedagógicas foram desenvolvidas em uma instituição de ensino básico da rede pública, situada no município de Guanambi-Ba, compreendido no período de março a novembro de 2017. As informações necessárias à elucidação do problema da pesquisa foram produzidas no contexto da intervenção pedagógica e posteriormente sistematizadas e analisadas. Essas informações foram coletadas por meio de registros reflexivos – ou diários de bordo – realizados cotidianamente, nos quais foram transcritos detalhes relativos ao desenvolvimento das aulas. Foi utilizado também, como fonte para a obtenção dos resultados, a gravação em áudio das discussões e rodas de conversa. A partir dos desdobramentos decorrentes das problematizações e da avaliação realizada ao final do ano letivo, identificamos nos alunos uma possível desconstrução das representações ou signos da cultura dominante, inicialmente presentes em seus discursos. Ao final, identificamos, a partir das problematizações e vivências, que alguns discursos estereotipados a respeito das lutas se desestabilizaram.



Palavras-chave


Currículo; Educação Física Escolar; PIBID.

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DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p109

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