A produção do conhecimento em dança contemporânea em periódicos da educação física brasileira

Autores

  • Vitor Hugo Marani Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Leticia Furlan de Lima Prates Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma), Maringá
  • Silvia Pavesi Sborquia Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p101

Palavras-chave:

Dança, Produção de conhecimento, Educação Física

Resumo

Este estudo investigou a produção do conhecimento em dança contemporânea em periódicos da educação física brasileira com o intuito de problematizar como essa linguagem corporal é tratada na referida área de conhecimento. O estudo apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico e abordagem quati-qualitativa, com recorte para a disseminação cientifica do referido assunto junto a doze revistas brasileiras de educação física, classificadas no WebQualis (2017), entre os estratos A2 e B2. A partir da investigação, foram encontrados treze artigos, dentre eles sete publicados em revistas de estrato A2, e seis de estrato B2. Da análise temática, foram identificadas três categorias: fundamentos criativo-pedagógicos; análise de espetáculos; e, estudos de gênero; o que contribuiu para o entendimento da produção de conhecimento em dança contemporânea a partir do recorte realizado.

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Biografia do Autor

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor Assistente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA). Estudante de Doutorado em Educação Física do PPGEF-UEM-UEL. Membro do Grupo de Pesquisa Gestualidade, Ludicidade e Cultura (GESLUC/UEL/DEF/CNPq).

Leticia Furlan de Lima Prates, Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma), Maringá

Especialista em Dança (UNIFAMMA) e licenciada em Educação Física (UNINGÁ).

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Departamento de Educação Física, Centro de Educação Física e Esportes, Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa Gestualidade, Ludicidade e Cultura (GESLUC/UEL/DEF/CNPq).

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Publicado

04.12.2018

Como Citar

MARANI, V. H.; PRATES, L. F. de L.; SBORQUIA, S. P. A produção do conhecimento em dança contemporânea em periódicos da educação física brasileira. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 2, p. 101–112, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p101. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18990. Acesso em: 28 mar. 2024.