O trabalho do professor de educação fisica com o aluno com deficiência no ensino regular

Sabrina de Souza, Viviane Preichard Duek, Larissa Cerignoni Benites

Resumo

Objetivo: Identificar os aspectos da produção acadêmica na área da Educação Física escolar frente ao trabalho docente diante dos alunos com deficiência nas escolas regulares. Método: Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se valeu da estratégia da pesquisa documental. A busca privilegiou a plataforma Scielo e periódicos CAPES, apresentando oito termos combinados pelo operador ‘and’ e como critérios de inclusão os artigos publicados nos últimos dez anos e encontrados na língua portuguesa. Resultados: Resultando em 53 artigos que compuseram o acervo documental do estudo. A análise dos dados se deu de maneira qualitativa descritiva utilizando-se do processo de leitura, codificação e categorização, o qual oportunizou a discussão dos dados em dois eixos: (1) A escola frente as demandas da inclusão, onde apontou-se para as questões inerentes a escola, e; (2) As percepções dos professores de Educação Física, onde se levantou os diferentes tipos de percepções que os professores possuem quando se trata de trabalhar com a inclusão e com os alunos com deficiência dentro da educação regular. Conclusão: Como consideração final revela-se que aspectos como as condições dos espaços escolares e recursos materiais, dificuldades, a formação profissional, enfrentamentos da prática pedagógica, visão dos e sobre os alunos e o papel da Educação Física possuem um amplo destaque da literatura, compreendendo os aspectos do trabalho do professor e sua relação com os desafios da docência em situações de inclusão, apresentando um cenário de dificuldades, mas sobretudo de possibilidades e superações.

ABSTRACT. The work of the teacher of physical education with the student with disabilities in regular education. Objective: To identify aspects of academic production in the area of Physical Education in front of the teaching work in front of students with disabilities in regular schools. Method: This study is a qualitative, descriptive research that used the documentary research strategy. The search privileged the Scielo platform and CAPES journals, presenting eight terms combined by the ‘and’ operator and as inclusion criteria the articles published in the last ten years and found in the Portuguese language. Results: Resulting in 53 articles that composed the documentary collection of the study. The data analysis was qualitatively descriptive using the process of reading, coding and categorization, which made it possible to discuss the data in two axes: (1) The school faced the demands of inclusion, where it was pointed out to the issues inherent in school, and; (2) The perceptions of Physical Education teachers, where the different types of perceptions that teachers have when it comes to working with inclusion and with students with disabilities within regular education are raised. Conclusion: As a final consideration it is revealed that aspects such as the conditions of school spaces and material resources, difficulties, professional training, confrontations of the pedagogical practice, vision of and about students and the role of Physical Education have a broad emphasis on literature, understanding the aspects of the teacher’s work and their relationship with the challenges of teaching in situations of inclusion, presenting a scenario of difficulties, but above all possibilities and overcomes.

Palavras-chave

Trabalho docente; Professor; Inclusão

Texto completo:

PDF

Referências

ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 329-38, 2014.

ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 116-29, 2009.

ANJOS, H. P.; MELO, L. B.; SILVA, K. R.; RABELO, L. C. C.; ARAÚJ, M. A. Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 495-507, 2013.

ARÊAS NETO; N. T.; SPUZA, G. N.; ANDRADE, E. R.; SANTOS, C. R. V. A educação psicomotora como ferramenta auxiliar na inclusão social de crianças portadoras da síndrome de down. Revista Biológicas & Saúde, Campos dos Goytacazes, v. 2, n. 4, p. 20-6, 2012.

BARTALOTTI, C. C.; YONEZAKI, C.; NASCIMENTO, V.; CORREA, M. B.; ALMEIDA, R. Z.; MANOEL, M. C.; CARVALHO, M. G.; ALVAREZ, A. P. F. O. Concepções de profissionais de educação e saúde sobre Educação Inclusiva: reflexões para uma prática transformadora. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 2, n. 32, p. 124-30, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ l9394.htm. Acessado em: 01 de junho de 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec. gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acessado em: 01 de junho de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016. Proposta Preliminar. Segunda versão. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=40791-bncc-proposta-preliminar-segunda-versao-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 01 de junho de 2016.

BRAUN, P.; NUNES, L. R. D. P. A Formação de conceitos em alunos com deficiência intelectual: o caso de Ian. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 1, p. 75-92, 2015.

BRIANT, M. E. P.; OLIVER, F. C. Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 1, p. 141-54, 2012.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994.

CAPELLINI, V. L. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 355-64, 2009.

CARNEIRO, M. S. C. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos da modalidade Educação Especial na Educação Básica. Revista de Educação Especial. Santa Maria, v. 25, n. 44, p. 513-30, 2012.

CHICON, J. F; SÁ, M. G. C. S. A autopercepção de alunos com deficiência intelectual em diferentes espaços-tempos da escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 35, n. 2, p. 373-88, 2013.

COELHO, C. L. M.; BASTOS, C. L. Habilidade lógico-espacial de alunos com deficiência intelectual: a torre de hanói como intervenção. Revista Interacções, Lisboa, v. 9, n. 26, p. 311-28, 2013

CONCEIÇÃO V. J. S.; VASSOLER B. C.; FRASSON J. S. A prática pedagógica de professores de educação Física frente à inclusão escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 36-51, 2014.

CONCEIÇÃO. B. B.; SANCHEZ, D. S. Educação inclusiva: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiais. Revista da Universidade do Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 1, p. 721-9, 2014.

COSTA, V. B. Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 4, p. 889-99, 2010.

COSTA, C. R.; MOREIRA, J. C. C.; SEABA JÚNIOR, M. O. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH em aulas de educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 1, p. 111-26, 2015.

CRUZ, G. C.; LEMISHKA, I. Ambientes inclusivo e exclusivo no processo ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência mental em aulas de educação física. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v. 23, n. 37, p. 315-26, 2010.

DALL’ACQUA, M. J. C. Atuação de professores do ensino itinerante face à inclusão de crianças com baixa visão na educação infantil. Ribeirão Preto: Paidéia, 2007.

DUEK, V. P. Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva. Revista de Educação Especial, Santa Maria, n. 29, p. 1-6, 2007.

FALKENBACH, A. P. et al. A inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de Educação Física na educação infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 37-53, 2007.

FERREIRA F. M.; DAOLIO J. Educação física escolar e inclusão: alguns desencontros. Kinesis, Santa Maria, v. 2, n. 32, p. 52-68, 2014.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Dificuldades e sucessos de professores de educação física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 1, p. 49-64, 2016.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 3, p. 387-404, 2014.

GORGATTI, M. G.; ROSE JÚNIOR, D. Percepções dos professores quanto à inclusão de alunos com deficiência em aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 119-40, 2009.

GHUNTER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-10, 2006.

LOPES, A. L. M.; FRACOLLI, L. A. Revisão sistemática de literatura e metassíntese qualitativa: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 771-8, 2008.

MATTOS, S. M. N. Inclusão/exclusão escolar e afetividade: repensando o fracasso escolar das crianças de classes populares. Revista Educar, Curitiba, n. 44, p. 217-33, 2012.

MAZZARINO, J. M.; FALKENBACH, A.; RISSI, S. Acessibilidade e inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola e na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 87-102, 2011.

MELO, F. R. L. V.; FERREIRA, C. C. A. O cuidar do aluno com deficiência física na educação infantil sob a ótica das professoras. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 15, n. 1, p. 121-40, 2009.

MICHELS, L. R. A educação inclusiva na perspectiva dos professores do ensino fundamental. Extensio, Florianópolis, n. Esp., p. 73-81, 2015.

NACIF, M. F. P.; FIGUEIREDO, D. H.; NEVES, C. M.; MEIRELLES, J. F. F.; FIGUEIREDO, D. H.; PEDRETTI A.; PEDRETTI, A.; FERREIRA, M. E. C. Educação física escolar: percepções do aluno com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 1, p. 111-24, 2016.

OHL, N. G; ANGELUCCI, C. B.; NICOLAU, A. M.; HONDA, C. Escolarização e preconceito: lembranças de jovens com e sem deficiência. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 13, n. 2, 2009.

PALMA, L. E.; LEHNHARD, G. R. Aulas de educação física e inclusão: um estudo de caso com a deficiência física. Revista de Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 42, p. 115-26, 2012.

PALMA, L. M.; MANTA, S. W. Alunos com deficiência física: a compreensão dos professores de Educação Física sobre a acessibilidade nos espaços de prática para as aulas. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 303-14, 2010.

PASQUALE, G. D.; MASELLI, M. Pessoas com deficiência e escola: principais mudanças na experiência Italiana. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 707-24, 2014.

PENHA, L. D. S.; SILVA, L. D. S.; CARVALHO, C. M. N. A inclusão do aluno com surdez na instituição escolar. Revista da Universidade do Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 1, p. 730-8, 2014.

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-9, 2007.

SERRA, D. Autismo, família e inclusão. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 40-56, 2012.

SILVEIRA, K. A.; ENUMO, S. R. F.; ROSA, E. M. Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 4, p. 695-708, 2012.

SOUTO, M. C. D.; LIMA, M. G.; SILVA, V. F.; HENRIQUE, J. Integrando a educação física ao projeto político pedagógico: perspectiva para uma educação inclusiva. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 762- 775, 2010.

STELLA, C.; SEQUEIRA, V. C. Inclusão e o cotidiano escolar: a visão dos professores. Cadernos de Pós- Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 70-80, 2013.

VIEIRA, C. M. Sentimentos infantis em relação à deficiência intelectual: efeitos de uma intervenção. Revista da Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 2, p. 423-36, 2015.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário
';