v. 17 n. 1 (2019): Caderno de Educação Física e Esporte

					Visualizar v. 17 n. 1 (2019): Caderno de Educação Física e Esporte
Revista com o Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional
Publicado: 02.01.2019

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional

  • Atividade física no lazer, capacidade aeróbia percebida e bem-estar subjetivo de acadêmicos de educação física em diferentes fases do curso

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p13
    Carlos Eduardo Vieira Meira, Rubian Diego Andrade
    13-21
  • Prática como componente curricular na formação inicial do bacharel em educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p23
    Hani Zehdi Amine Awad, Graciele Stolarski, Jorge Both
    23-33
  • Autoeficácia dos formandos de bacharelado de educação física em relação ao exercício profissional

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p35
    Ana Luiza Barbosa Anversa, Thais da Fonseca Mesquita
    35-44
  • Saberes que motivam na formação inicial em educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p45
    Andiara Vanessa Back, Arestides Pereira da Silva Junior, Alvori Ahlert, Adelar Aparecido Sampaio
    45-52
  • Realização e desenvolvimento pessoal e profissional em licenciandos de educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p53
    Adelar Aparecido Sampaio, Marcio Alessandro Cossio Baez, Claus Dieter Stobaus, Joao Ricardo Gabriel de Oliveira
    53-60
  • Formação inicial de professores de educação física: um olhar para o estágio curricular supervisionado

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p61
    Patric Paludett Flores, Yedda Maria da Silva Caraçato, Ana Luiza Barbosa Anversa, Bruna Solera, Luciane Cristina Arantes da Costa, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Vânia de Fátima Matias de Souza
    61-68
  • Análise da motivação acadêmica de universitários de educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p69
    Isabella Caroline Belem, Silvia Regina Nishiyama Sucupira Sarto, Marlis Eduarda Mendes Fernandes, Jorge Both
    69-76
  • Pibid na educação física: formação e intervenção de professores

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p77
    Milliane Rachadel, Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Juliana Regina Guimarães, Gelcemar Oliveira Farias
    77-85
  • Ações pedagógicas ligadas à escola na formação inicial de licenciatura em educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p87
    Camila Rinaldi Bisconsini, Arestides Pereira da Silva Júnior, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
    87-96
  • Professores iniciantes de educação física: experiências da formação inicial

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p97
    Graciele Stolarski, Arestides Pereira da Silva Junior, Alvori Ahlert, Adelar Aparecido Sampaio
    97-107
  • As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente: tecendo fios de socialização

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p109
    Jéssica Serafim Frasson, Elisandro Schultz Wittizorecki
    109-118
  • Perfil sociodemográfico e preocupações dos professores de educação física do município de Cianorte – Pr

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p119
    Fernanda Herran Fernandes, Anderson Gerim Rowiecki, Suelen Vicente Vieira
    119-128
  • Limitações e formação docente para abordar a temática circense nas aulas de educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p129
    Aureliana de Jesus dias Sousa, Fabiana Ferreira de Moraes, Daniela Matielo e Carvalho Eda, Leopoldo Ortega da Silva
    129-137
  • Condicionantes que facilitam a prática pedagógica em educação física escolar na rede municipal de São Paulo

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p139
    Daniel Teixeira Maldonado, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
    139-147
  • O olhar de professores universitários do curso de educação física sobre as metodologias de ensino ativas

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p149
    Veronica Volski Mattes, Daiane Grando
    149-157
  • Satisfação no trabalho de professores de educação física da educação básica da Grande Florianópolis (Brasil)

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p159
    Ana Carolina Gesser, Raquel Krapp do Nascimento, Juliana Regina Silva Guimarães, Jorge Both, Alexandra Folle
    159-166
  • Perfil e desenvolvimento profissional de treinadores de tênis

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p167
    Caio Corrêa Cortela, Michel Milistetd, Larissa Rafaela Galatti, Jorge Both, Carlos Adelar Abaide Balbinotti
    167-178
  • A produção de conhecimento científico sobre a autoeficácia docente: um estudo de revisão no campo da educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p179
    Filipy Kuhn, Jessica Dias Cardoso, Matheus da Lapa Costa, Ana Flávia Backes, Vinícius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos
    179-187
  • Tempo livre, ócio, lazer e recreação nos projetos pedagógicos de quatro cursos de educação física do Brasil, Chile e Uruguai

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p189
    Verónica Gabriela Silva Piovani, Franklin Castillo Retamal
    189-197
  • Formação de professores de educação física: análise da revista Movimento

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p199
    Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Giovana Rastelli, Elias Barboza Lacerda, Jessica Cozza, Fernanda Granato de Souza, Fabrício João Milan, Jair Rodrigues Dutra, Gelcemar Oliveira Farias
    199-207
  • A língua brasileira de sinais nos cursos de licenciatura em educação física: análise das instituições de ensino superior públicas da região sul do Brasil

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p209
    Renon Carlos Costa Viatroski, Alysson Rafael Ribeiro de Pontes, Érica Fernanda de Paula, Diego Petyk de Sousa, Alfredo Cesar Antunes
    209-215
  • O trabalho do professor de educação fisica com o aluno com deficiência no ensino regular

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p217
    Sabrina de Souza, Viviane Preichard Duek, Larissa Cerignoni Benites
    217-226
  • Formação profissional em educação física: história, avanços, limites e desafios

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p227
    Marlon Messias Santana Cruz, Nadson Santana Reis, Sebastião Carlos dos Santos Carvalho, Ana Gabriela Alves Medeiros
    227-235
  • Os enfrentamentos históricos da formação e desenvolvimento profissional em educação física

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p237
    Dagmar Cynthia Hunger, Maria Elisete Brigatti, Juliana Martins Pereira, Rebeca Lima Cleto
    237-244
  • Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p245
    Rogério Gonçalves de Freitas, Marcos Renan Freitas de Oliveira, Higson Rodrigues Coelho
    245-253
  • Formação de professores de educação física para o trabalho junto de alunos com deficiência: contribuições do ensino, pesquisa e extensão

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p255
    Ana Laura Fischer Lottermann, Lizete Wasem Walter, Gabriela Simone Harnisch, Douglas Roberto Borella
    255-263
  • A dança na formação e desenvolvimento profissional em educação física: dimensões ético-estéticas em foco

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p265
    Vitor Hugo Marani, Silvia Pavesi Sborquia
    265-271
  • Interfaces entre pesquisa e extensão: uma proposta de ressignificação da formação em educação física escolar

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p273
    Franciele Roos da Silva Ilha, Mariângela da Rosa Afonso, Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Leontine Lima dos Santos, Fabiana Celente Montiel
    273-280

Artigo Original

  • Efeito do resultado do jogo sobre os estados de humor de uma equipe de voleibol

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p281
    Francisco Zacaron Werneck, Renato Melo Ferreira, Marcos Doederlein Polito, Emerson Filipino Coelho, Lamartine Pereira da Costa
    281-288
  • Alterações no estado de humor e percepção da qualidade de vida em pessoas acometidas por acidente vascular encefálico

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p289
    Rubens Venditti Junior, Roberta Panunto da Silva, Ivan Wallan Tertuliano, Gustavo Lima Isler, Vivian de Oliveira
    289-298
  • Avaliação postural em membros inferiores de escolares por meio da biofotogrametria

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p299
    Verônica Ferreira Chagas, Christian Remígio Rodrigues
    299-307
  • O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p309
    Mariane Mendes Luiz Corrêa, Tatiane Cristina Rodrigues Freitas, Siomara Aparecida da Silva
    309-316
  • O mito contemporâneo da heroína esportiva: da guerra ao pódio

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p317
    Rafael da Silva Mattos, Juliana Brandão Pinto de Castro, César Sabino, Wecisley Ribeiro do Espírito Santo, Jéssica Oliveira Florentino, Luciana de Souza Menezes, Leonardo Hernandes de Souza Oliveira, Stephany de Sá Nascimento
    317-324
  • Aplicação de técnicas de gestão de pessoas em academias de ginástica

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p325
    Vinicius Almeida Calesco, Jorge Both
    325-330

Artigo de Revisão

  • Nado amarrado: uma revisão histórica e sua aplicabilidade

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p331
    Otávio Joaquim Baratto de Azevedo, Hélio Roesler, Suzana Matheus Pereira, Caroline Ruschel, Nícolas Erwig Pulz
    331-342

Relato de Experiência

  • Projeto Piracema - natação para pessoas com deficiência: um relato de experiência

    https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p343
    Sandra Mara Mayer, Laudemiro Volmar da Cunha Trindade, Heloisa Elesbão, Leticia Borfe
    343-348