Educação física infantil e o jogo de faz de conta como estratégia pedagógica

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, José Ronivan Faria, Adriano Correa Oliveira, Fabrício João Milan, Virgínia Mara Próspero Cunha, Gelcemar Oliveira Farias

Resumo

No contexto da educação infantil em Educação Física, práticas descontextualizadas e balizadas apenas pelo gesto motor limitam o desenvolvimento integral do educando.  Objetivo: Diante deste cenário o objetivo é apresentar uma proposta pedagógica pautada no jogo de faz de conta, para o ensino da Educação Física na Educação infantil.  Métodos: Esta sistematização é respaldada pelas dimensões dos conteúdos, utilizando o jogo de faz de conta como estratégia pedagógica e constituída por meio da rede complexa dos conteúdos. Resultados: A proposta pedagógica foi elaborada pelo agrupamento dos conteúdos: bola mão, bola pé, lutas, atividades rítmicas e expressivas. Conclusão: Esta proposta explora a criatividade do educando pela imprevisibilidade do jogo, permite a liberdade de expressão, e respeita seu conhecimento prévio, contribuindo para a sua formação integral. Não se trata de um modelo rígido, mas uma possível referência para o trabalho docente.

Palavras-chave

Educação Física; Jogos e Brinquedos; Escolas Maternais.

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