Educação física infantil e o jogo de faz de conta como estratégia pedagógica

Autores

  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • José Ronivan Faria Universidade de Taubaté (Unitau)
  • Adriano Correa Oliveira Prefeitura Municipal de Caraguatatuba (SP)
  • Fabrício João Milan Universidade Federal de Santa Catarina (UDESC)
  • Virgínia Mara Próspero Cunha Universidade de Taubaté (Unitau)
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p203

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos e Brinquedos, Escolas Maternais.

Resumo

Introdução: No contexto da educação infantil em Educação Física, práticas descontextualizadas e balizadas apenas pelo gesto motor limitam o desenvolvimento integral do educando. Objetivo: Diante deste cenário o objetivo é apresentar uma proposta pedagógica pautada no jogo de faz de conta, para o ensino da Educação Física na Educação infantil. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico que propõe uma sistematização respaldada pelas dimensões dos conteúdos, utilizando o jogo de faz de conta como estratégia pedagógica e constituída por meio de uma rede complexa dos conteúdos. Resultados: A proposta pedagógica foi elaborada pelo agrupamento dos conteúdos: bola mão, bola pé, lutas, atividades rítmicas e expressivas. Conclusão: Esta proposta explora a criatividade do educando pela imprevisibilidade do jogo, permite a liberdade de expressão, e respeita seu conhecimento prévio, contribuindo para a sua formação integral. Não se trata de um modelo rígido, mas uma possível referência para o trabalho docente.

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Publicado

11.10.2019

Como Citar

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