Atividade física no lazer, capacidade aeróbia percebida e bem-estar subjetivo de acadêmicos de educação física em diferentes fases do curso

Autores

  • Carlos Eduardo Vieira Meira Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF)
  • Rubian Diego Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) https://orcid.org/0000-0002-5093-9011

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p13

Palavras-chave:

Vida Acadêmica, Atividade Física de Lazer, Bem-estar Subjetivo, Capacidade Aeróbia Percebida

Resumo

Objetivo: Identificar como se comportam as variáveis, atividade física no lazer, capacidade aeróbia percebida e o bem-estar subjetivo de acadêmicos ao longo do curso de Educação Física. Método: Para esse estudo foram utilizados três instrumentos, sendo estes a Escala de Bem-estar Pessoal (PWI), Escala de Práticas no Lazer e a Escala de Capacidade Aeróbia Percebida. Resultados: Foram avaliados 115 acadêmicos (79 mulheres e 36 homens), com média de idade de 25,01 (6,2) anos. Identificou-se que 87,5% dos acadêmicos foram considerados ativos fisicamente no início do curso, 95,5% no meio e 91,3% no final. Já para elevada capacidade aeróbia percebida, os resultados foram de 41,7% no início, 40,9% no meio, e 30,4% no final. Quanto ao bem-estar subjetivo, 25% no início, 22,7%, no meio e 34,8% no final do curso foram classificados com alta satisfação com a vida. Conclusão: Os acadêmicos mantem-se fisicamente ativos durante todo o curso. No entanto, esses resultados não corroboraram com a variável capacidade aeróbia percebida que apresentou tendência a diminuir na comparação entre as fases. Quanto à variável de bem-estar subjetivo, permaneceu baixa ao longo do curso, com tendência de aumento no final da graduação.

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Publicado

06.05.2019

Como Citar

MEIRA, C. E. V.; ANDRADE, R. D. Atividade física no lazer, capacidade aeróbia percebida e bem-estar subjetivo de acadêmicos de educação física em diferentes fases do curso. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 13–21, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p13. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21797. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional