Avaliação da aprendizagem na educação física escolar: caminhos percorridos e desafios atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p119
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Educação Física, Prática Pedagógica.

Resumo

INTRODUÇÃO: Ao longo da trajetória histórica da educação física os professores seguiram por diferentes caminhos e enfrentaram inúmeros desafios para avaliar a aprendizagem dos estudantes. OBJETIVO: Nesse sentido, esse estudo buscou analisar os caminhos percorridos e os desafios que se aprensentam para a avaliação da aprendizagem dos estudantes ao longo do tempo na área da educação física escolar. MÉTODOS: Para tanto, foram consultadas obras científicas e analisados documentos oficiais normativos da educação brasileira, que permitiram elaborar conclusões acerca do tema de estudo. RESULTADOS: Inicialmente os professores caminharam pela via quantitativa para avaliar a aprendizagem, valorizando o desempenho físico, motor ou técnico. Contudo, ao longo do tempo a via qualitativa também foi incorporada pelos professores, que passaram a analisar a evolução e a participação dos alunos nas aulas. Com as mudanças paradigmáticas e conceituais relativas à avaliação, os professores sentiram a necessidade de modificar práticas avaliativas já estabelecidas e desafiados a reconhecer a avaliação como um dos elementos constituintes do processo de ensino, pois ele possibilita orientar e aprimorar a aprendizagem. Assim, as práticas seletivas ou classificatórias de avaliação foram repensadas e os professores desafiados a adotar uma perspectiva formativa de avaliação, sendo um elemento de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno. CONCLUSÃO: Os desafios, que se apresentaram no decorrer do tempo e ainda permanecem nos dias atuais para a avaliação dos estudantes, exige dos professores o reconhecimento da necessidade de discutir, refletir e diversificar as estratégias avaliativas. Para tanto, se torna necessário ampliar os espaços e momentos de reflexão ou trocas de experiência sobre o tema, tanto na formação inicial quanto na prática pedagógica, assim como aumentar a produção científica e de pesquisas sobre o tema, para fortalecer as discussões e fomentar mudanças nas práticas avaliativas da educação física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandra Hein Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, avaliação, didática, prática pedagógica, estágio supervisionado, prática de ensino, ginástica rítmica, natação, dança e formação inicial

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Doutora do Departamento de Educação Física da UEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL

Referências

ARAÚJO, F. M. R. de. A avaliação formativa e seu impacto na melhoria da aprendizagem. 2015. 399f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.

BELLONI, I. Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2000.

BERNI, K. D. C. Avaliação por parecer descritivo na educação física escolar: estudo de caso. 2010. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BONESI, P. G.; SOUZA, N. A. de. Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 34, p. 129-542006.

BRACHT, V.; FARIA, B. de A.; ALMEIDA, F. Q. de; GHIDETTI, F. F.; GOMES, I. M.; ROCHA, M. C.; MACHADO, T. da S.; ALMEIDA, U. R.; MORAES, C. E. A. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 11-34, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CBE nº 05/97. Proposta de regulamentação da Lei 9394/96. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1997/pceb005_97.pdf>. Acessado em: 01 de junho de 2019.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 2002. Disponível em: . Acessado em: 01 de junho de 2019.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf>. Acessado em: 01 de junho de 2019.

DARIDO, S. C. A avaliação em educação física escolar: das abordagens à prática pedagógica. In: Seminário de Educação Física Escolar, São Paulo. Anais... São Paulo: Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo, p. 50-66, 1999.

DE SORDI, M. R. L. Usos e desusos da avaliação na contemporaneidade. Pró-posições, Campinas, v. 9, n. 3, p. 43-51, 1998.

FERNANDES, S; GREENVILE, R. Avaliação da aprendizagem na educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 19, n. 28, p. 120-38, 2007.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

GORINI, M. A. G; SOUZA, N. A de. Avaliação da aprendizagem: a construção de uma proposta para a educação física. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18, n. 36, p. 181-93, 2007.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito & desafio – uma perspectiva construtivista. 29. ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 2000.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MENDES, E. H.; NASCIMENTO, J. V. do; MENDES, J. C. Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 55-76, 2007.

OLIVEIRA, A. A. B. Metodologias emergentes no ensino da educação física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 8, n. 1, p. 21-27, 1997.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para a educação básica. Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_edf.pdf>. Acessado em: 01 de junho de 2019.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

SANTOS, W. dos; MATHIAS, B. J.; MATOS, J. M. C.; VIEIRA, A. O. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-18, 2015.

SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. de L. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-96, 2013.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SILVA, A. H. da. A avaliação da aprendizagem em educação física escolar: desvelando a categoria. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 101-18, 1999.

SILVA, J. F. da. Métodos de avaliação em Educação Física no ensino fundamental. 2010. 245f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

SOARES, C. L.; CASTELLANI FILHO, L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA, N. P. Avaliação na Educação Física. IN: VOTRE, S. (Org.). Ensino e avaliação em educação física. São Paulo: Ibrasa, 1993.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

30.12.2019

Como Citar

MENDES, E. H.; BARBOSA-RINALDI, I. P. Avaliação da aprendizagem na educação física escolar: caminhos percorridos e desafios atuais. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 119–123, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p119. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23051. Acesso em: 19 mar. 2024.