Percepções docentes a partir de uma intervenção pedagógica esportiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p17

Palavras-chave:

esportes, educação, ensino, estudantes, docentes

Resumo

OBJETIVO: O estudo buscou verificar a percepção das professoras do currículo de uma escola pública da rede estadual de Pelotas (RS) sobre o desempenho motor, cognitivo e comportamental das suas turmas, a partir da intervenção pedagógica do projeto de extensão Jogando para Aprender (JPA).
MÉTODOS: Participaram da pesquisa duas professoras, responsáveis pelo primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Para a coleta das informações foram utilizadas entrevistas do tipo semiestruturada, aplicadas antes e após a realização da intervenção. Para analisar as informações nos aproximamos da técnica de Bardin, realizando a análise de maneira cronológica.
RESULTADOS: A percepção da evolução dos alunos, os quais passaram a ser mais organizados, cooperativos e menos agressivos.
CONCLUSÃO: A investigação se mostrou importante, tanto porque possibilita a aquisição de informações pertinentes a futuras intervenções, como também expressa uma relação positiva da ampliação de vivências motoras com aspectos comportamentais dos alunos participantes.

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Biografia do Autor

Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas ESEF/UFPEL

Patricia Machado da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas ESEF/UFPEL

Vivian Hernandez Botelho, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Acadêmica de Licenciatura em Educação Física ESEF/UFPEL

Franciéle da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas ESEF/UFPEL

Eraldo dos Santos Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas ESEF/UFPEL

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Publicado

29.09.2020

Como Citar

SILVA, P. da R. L. da; MACHADO DA SILVA, P.; HERNANDEZ BOTELHO, V.; DA SILVA RIBEIRO, F.; DOS SANTOS PINHEIRO, E. Percepções docentes a partir de uma intervenção pedagógica esportiva. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 17–23, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p17. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24281. Acesso em: 28 mar. 2024.