A avaliação na educação física escolar: o discurso dos professores

Autores

  • Neila Borges Foscarini Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul
  • Gerard Maurício Martins Fonseca Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n16.p97

Palavras-chave:

Escola, Aprendizagem, Educação Física, Avaliação

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender o processo de avaliação na disciplina de Educação Física, nas escolas estaduais da cidade de Vacaria-RS. Como estratégias metodológicas utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Identificou-se que os professores utilizam a avaliação qualitativa pautada nos critérios atitudinais utilizando como instrumentos a pauta de observação e auto-avaliação. Pode-se concluir que a avaliação está direcionada para os aspectos atitudinais com característica subjetiva, sem critérios claros sendo realizada pelos professores de forma livre e autônoma não ficando relacionados às normas das escolas que por sua vez não esclarecem de forma satisfatória o processo de avaliação na referida disciplina.

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Publicado

16.08.2010

Como Citar

FOSCARINI, N. B.; MARTINS FONSECA, G. M. A avaliação na educação física escolar: o discurso dos professores. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 16, p. 97–107, 2010. DOI: 10.36453/cefe.2010.v9.n16.p97. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/3684. Acesso em: 26 fev. 2025.