Juventude, Grupos e Participação Social

Autores

  • Rute Baquero
  • Lúcio Jorge Hammes

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v5i8.1428

Palavras-chave:

Juventude, grupos, participação social

Resumo

A construção da cidadania juvenil é tema estratégico nas sociedades latino-americanas de nosso tempo, face à explosão demográfica global da juventude. Os jovens são, hoje, cerca de 2 bilhões, a maioria deles da Ásia e da América Latina. Por outro
lado, Sandoval (2002) identifica mudanças na cultura contemporânea, que estaria passando de um modelo cultural baseado na razão social a outro, fundado na auto-realização autônoma. No que pese, no entanto, essa orientação social individualista, postula-se que os grupos juvenis de convivência podem ser espaços alternativos de resistência por uma sociedade solidária. Face ao exposto, o trabalho problematiza o grupo como espaço de formação dos jovens, identificando aprendizados de convivência nele construídos e seus efeitos para a constituição de capital social, enquanto instrumento de mediação para a participação juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BAQUERO, R.; JORGE HAMMES, L. Juventude, Grupos e Participação Social. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 5, n. 8, p. p. 25–38, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v5i8.1428. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1428. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos