DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: alternativa de mensuração da sustentabilidade social nas empresas SICOOB E UNICRED de Mineiros/GO

Autores

  • Edson Trajano Vieira
  • Daniel Resende Freitas

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i36.14740

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Sustentabilidade. Demonstração do Valor Adicionado.

Resumo

No âmbito da administração, o termo desenvolvimento pressupõe que as ações de empoderamento ocorram de modo equitativo, evoluindo de modo equânime nas áreas econômica, política, social e ambiental. Já o desenvolvimento sustentável ocorre quando há interação dessas áreas de modo equilibrado entre todos os atores sociais, promovendo qualidade de vida e bem-estar no presente e no futuro. As organizações empresariais, juntamente com as políticas públicas, os mecanismos de promoção do desenvolvimento regional sustentável. O objetivo principal deste estudo é analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) como mecanismo de mensuração de desenvolvimento na dimensão da sustentabilidade social. O estudo se instrumentou por meio de pesquisas exploratória, bibliográfica, documental e com análise de dados de caráter quantitativo e estudo de caso. O escopo temporal estudado restringe-se aos anos de 2011 e 2012. As análises da DVA foram apresentadas com informações de duas empresas (instituições financeiras), que permitiram identificar o comportamento das mesmas quanto à destinação de recursos para os empregados, para o governo, além do que foi distribuído aos sócios, e assim inferir que a DVA é uma ferramenta apta a ser adotada na mensuração da sustentabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-04-2020

Como Citar

VIEIRA, E. T.; FREITAS, D. R. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: alternativa de mensuração da sustentabilidade social nas empresas SICOOB E UNICRED de Mineiros/GO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 01 a 25, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i36.14740. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/14740. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos