PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Josiane Costa Pasquali Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Daiane Inacio da Silva Nottar Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Gilmar Ribeiro de Mello Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27368
Agências de fomento

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar se a adoção de práticas de governança pública tem correlação como o desempenho das universidades federais brasileiras. Para tal, utilizou-se as práticas de governança pública mensuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o desempenho das Universidades o ranking da Times Higher Education Latin America University 2019. A pesquisa classifica-se como quantitativa, utilizando o método estatístico de correlação de Spearman. Os resultados encontrados não sustentam uma relação significativa entre as variáveis de governança Liderança, Estratégia e Accountability mensuradas pelo TCU, e as variáveis de desempenho Ensino, Pesquisa, Citações, Perspectivas Internacionais e Indústria reportadas no Ranking Internacional THE. No entanto, como as universidades federais brasileiras listadas no ranking adotam a Governança Pública em algum nível, a contribuição dessas práticas em qualquer grau para um melhor desempenho não pode ser excluída. Como limitações do estudo destacam-se o uso de um indicador específico para coleta das variáveis previsoras e o tamanho da amostra, portanto outros estudos podem incluir amostras maiores, utilizar outros rankings tanto nacionais quanto internacionais de desempenho das universidades ou propor outras variáveis previsoras relacionadas a Governança Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Costa Pasquali, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda em Contabilidade na Unioeste, Campus de Cascavel.

Daiane Inacio da Silva Nottar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda em Contabilidade na Unioeste, Campus de Cascavel.

Gilmar Ribeiro de Mello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis.

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Professor do Mestrado em Contabilidade da Unioeste, Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

15-05-2021

Como Citar

PASQUALI, J. C.; NOTTAR, D. I. da S.; MELLO, G. R. de. PRÁTICAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 5anos, p. 202–221, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i5anos.27368. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27368. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos