ANTECEDENTES DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM MODELO CONFIRMATÓRIO

Autores

  • Jucelia Appio Tibola
  • Liliane Canopf
  • Gérson Tontini
  • José Roberto Frega

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i18.4640

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Superior. Permanência. Modelagem de Equações estruturais.

Resumo

Analisar os antecedentes da Permanência de estudantes em cursos de graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de Santa Catarina se constitui no objetivo desta pesquisa.  Para tal propôs-se testar um modelo teórico dos possíveis determinantes da Permanência de estudantes em IES. O presente estudo, de caráter quantitativo, foi realizado no primeiro semestre de 2009. O universo pesquisado constituiu-se de 415 estudantes matriculados nesta instituição. A amostra foi selecionada por conveniência, sendo pesquisados todos os estudantes que se fizeram presentes no dia da aplicação. Os resultados evidenciaram que os acadêmicos, em sua maioria, correspondem ao gênero feminino, sendo solteiros, com idade média de 21 anos. O método de análise dos dados foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Dos antecedentes testados, Compromisso do Estudante com suas Metas Pessoais, Satisfação com a IES e Situação Financeira Favorável, nesta ordem, foram os principais explicadores diretos da Permanência. Estas três variáveis, acompanhadas por suas ligações, explicaram 61,2% da Permanência. Interagem indiretamente com a Permanência os construtos Aprendizagem Percebida, Acesso a Infra-Estrutura e Atitude da Coordenação e dos Professores. Sugestões são apresentadas ao final deste trabalho.

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Publicado

13-02-2012

Como Citar

TIBOLA, J. A.; CANOPF, L.; TONTINI, G.; FREGA, J. R. ANTECEDENTES DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM MODELO CONFIRMATÓRIO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 10, n. 18, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v10i18.4640. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/4640. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos