INVESTIGAÇÃO DO PERFIL DE PESQUISA DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Diane Rossi Maximiano Reina, Donizete Reina, Camila Pizzetti Dal Toé, Sandra Rolim Ensslin

Resumo

Com a expansão das Ciências Contábeis, torna-se fundamental a inserção da pesquisa científica nas atividades de ensino como meio de construção de conhecimentos e formação do senso crítico. Assim, este estudo busca investigar o perfil dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em relação à pesquisa científica. O estudo é descritivo, com abordagem qualitativa e fonte primária dos dados. Como resultado foi constatado que: somente 30% dos acadêmicos afirmam ter participado de algum fórum, palestra ou seminário; 46% consideram muito importante a pesquisa científica para quem tem pretensão de seguir a trajetória acadêmica (strictu sensu); 65% dos acadêmicos afirmam que o curso de Ciências Contábeis não oferece eventos sobre o que é e como elaborar uma pesquisa científica; 92% dos acadêmicos nunca participaram de algum grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq e coordenado por um docente da UFSC; 84% dos acadêmicos foram incentivados a ter contato com artigos científicos, pelos professores do curso; dos 47 acadêmicos que foram incentivados a elaborar artigo científico, a maioria elaborou de 1 a 2 artigos; entre outros resultados. Conclui-se que os alunos apresentam um perfil relacionado à pesquisa científica, ainda que num estágio embrionário.

Palavras-chave

Ensino e Pesquisa em Contabilidade. Pesquisa Científica. Iniciação Científica. Ciências Contábeis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.