INVESTIGAÇÃO DO PERFIL DE PESQUISA DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Diane Rossi Maximiano Reina
  • Donizete Reina
  • Camila Pizzetti Dal Toé
  • Sandra Rolim Ensslin

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i19.4682

Palavras-chave:

Ensino e Pesquisa em Contabilidade. Pesquisa Científica. Iniciação Científica. Ciências Contábeis.

Resumo

Com a expansão das Ciências Contábeis, torna-se fundamental a inserção da pesquisa científica nas atividades de ensino como meio de construção de conhecimentos e formação do senso crítico. Assim, este estudo busca investigar o perfil dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em relação à pesquisa científica. O estudo é descritivo, com abordagem qualitativa e fonte primária dos dados. Como resultado foi constatado que: somente 30% dos acadêmicos afirmam ter participado de algum fórum, palestra ou seminário; 46% consideram muito importante a pesquisa científica para quem tem pretensão de seguir a trajetória acadêmica (strictu sensu); 65% dos acadêmicos afirmam que o curso de Ciências Contábeis não oferece eventos sobre o que é e como elaborar uma pesquisa científica; 92% dos acadêmicos nunca participaram de algum grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq e coordenado por um docente da UFSC; 84% dos acadêmicos foram incentivados a ter contato com artigos científicos, pelos professores do curso; dos 47 acadêmicos que foram incentivados a elaborar artigo científico, a maioria elaborou de 1 a 2 artigos; entre outros resultados. Conclui-se que os alunos apresentam um perfil relacionado à pesquisa científica, ainda que num estágio embrionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-06-2012

Como Citar

REINA, D. R. M.; REINA, D.; DAL TOÉ, C. P.; ENSSLIN, S. R. INVESTIGAÇÃO DO PERFIL DE PESQUISA DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 10, n. 19, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v10i19.4682. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/4682. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos