O ENADE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL: UMA AVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN

Autores

  • Hugo Estevam Câmara
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
  • Jamerson Viegas Queiroz
  • Natalia Veloso Caldas de Vasconcelos
  • Hélio Roberto Hékis

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.6408

Palavras-chave:

Avaliação, Qualidade, Enade, Engenharia de Produção

Resumo

Apresenta uma proposta de ação a fim de contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos do curso de engenharia de produção da UFRN avaliados por meio do ENADE. A pesquisa é bibliográfica do tipo exploratória e descritiva, e o método é o estudo de caso. O estudo de caso possibilitou a análise aprofundada de um caso individual, o curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados do presente estudo evidenciam uma preocupação com o desempenho dos alunos concluintes do curso de Engenharia de Produção da UFRN. Logo, conclui-se que as propostas de ações levantadas para melhoria do desempenho constituem-se num importante instrumento de apoio à decisão para o gestor de curso, pois ao permitir uma avaliação do ENADE, propicia informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis, que lhe permitem maior embasamento para interferir com eficiência e eficácia na realidade encontrada.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-10-2012

Como Citar

CÂMARA, H. E.; QUEIROZ, F. C. B. P.; QUEIROZ, J. V.; VASCONCELOS, N. V. C. de; HÉKIS, H. R. O ENADE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL: UMA AVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, n. 20, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i20.6408. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6408. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos