GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS COM O ABC: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI

Autores

  • Marilia Martins Sant Anna
  • Neusa Piacentini
  • Ricardo Soares Simões
  • Adriana Leal Abreu
  • Ricardo Kosztrzepa

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v12i23.7628

Palavras-chave:

Métod de Custeio Baseado em Atividades, Direcionadores, Instituição de Ensino, Atividades, Rateio

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a gestão estratégica de custos em uma instituição de ensino, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e delimita-se em abordar a apuração dos custos das modalidades de ensino oferecidos pela instituição, com o objetivo geral de demonstrar se o método de Custeio Baseado em Atividades - ABC é adequado para a gestão dos gastos indiretos do SENAI na unidade de Gravataí/RS. E, como objetivos específicos, levantar todas as atividades realizadas, demonstrando as etapas para a apuração dos custos por atividade e comparar com o método por absorção com rateios arbitrários, desenvolvidos pela instituição para apurar seus custos. O estudo de natureza descritiva tem como delineamento a pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso no SENAI, utilizando-se dados referentes ao ano de 2010. Após as análises, concluiu-se que a Gestão Estratégica de Custos, utilizando o Método ABC, demonstra-se adequada para adoção pelo SENAI, por eliminar distorções e apoiar em decisões gerenciais, seja em eliminar gastos ou aumentar a oferta de cursos. Portanto, respondendo à questão, o método ABC foi considerado adequado para a distribuição dos gastos indiretos no SENAI.

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Publicado

01-12-2013

Como Citar

SANT ANNA, M. M.; PIACENTINI, N.; SIMÕES, R. S.; ABREU, A. L.; KOSZTRZEPA, R. GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS COM O ABC: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 12, n. 23, 2013. DOI: 10.48075/revistacsp.v12i23.7628. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/7628. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos