GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS COM O ABC: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI

Marilia Martins Sant Anna, Neusa Piacentini, Ricardo Soares Simões, Adriana Leal Abreu, Ricardo Kosztrzepa

Resumo


A presente pesquisa tem como tema a gestão estratégica de custos em uma instituição de ensino, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e delimita-se em abordar a apuração dos custos das modalidades de ensino oferecidos pela instituição, com o objetivo geral de demonstrar se o método de Custeio Baseado em Atividades - ABC é adequado para a gestão dos gastos indiretos do SENAI na unidade de Gravataí/RS. E, como objetivos específicos, levantar todas as atividades realizadas, demonstrando as etapas para a apuração dos custos por atividade e comparar com o método por absorção com rateios arbitrários, desenvolvidos pela instituição para apurar seus custos. O estudo de natureza descritiva tem como delineamento a pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso no SENAI, utilizando-se dados referentes ao ano de 2010. Após as análises, concluiu-se que a Gestão Estratégica de Custos, utilizando o Método ABC, demonstra-se adequada para adoção pelo SENAI, por eliminar distorções e apoiar em decisões gerenciais, seja em eliminar gastos ou aumentar a oferta de cursos. Portanto, respondendo à questão, o método ABC foi considerado adequado para a distribuição dos gastos indiretos no SENAI.

Palavras-chave


Métod de Custeio Baseado em Atividades; Direcionadores; Instituição de Ensino; Atividades; Rateio

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DOI: https://doi.org/10.5935/rcsp.v12i23.7628

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