Trabalho de campo em regiões de fronteira: um relato a partir da experiência na “Pesquisa sobre Segurança Pública nos Municípios de Fronteira” – Ministério da Justiça/ENAFRON

Autores

  • André Luiz Faisting Unioeste
  • Sandra Cristiana Kleinschmitt UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21188
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fronteiras, Segurança pública, Pesquisa de campo, ENAFRON.

Resumo

Diante da lacuna de informações qualificadas sobre as dinâmicas de criminalidade locais e as especificidades sociais, econômicas e culturais das regiões de fronteiras no Brasil, foi realizada em 2013 uma extensa pesquisa sobre “Segurança Pública nos Municípios de Fronteira”. Encomendada pelo Ministério da Justiça dentro do Programa ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), o diagnóstico cobriu os 588 municípios brasileiros localizados na faixa de fronteira e os levantamentos foram realizados com base em dados secundários, com survey para uma amostra de 178 municípios e trabalho de campo qualitativo em 55 municípios. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de campo vivenciada por dois membros de duas equipes distintas que participaram da pesquisa: da UNIOESTE e da UFGD. Entre algumas percepções dos pesquisadores, destacam-se o contraste entre realidades e dinâmicas fronteiriças, a desconfiança inicial dos moradores dos municípios de fronteiras e as situações inesperadas e não planejadas no trabalho de campo.

Biografia do Autor

André Luiz Faisting, Unioeste

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor dos cursos de Graduação em Ciências Sociais e do Mestrado em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Sandra Cristiana Kleinschmitt, UNIOESTE

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo).

Downloads

Publicado

30-11-2018

Como Citar

FAISTING, A. L.; KLEINSCHMITT, S. C. Trabalho de campo em regiões de fronteira: um relato a partir da experiência na “Pesquisa sobre Segurança Pública nos Municípios de Fronteira” – Ministério da Justiça/ENAFRON. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 25, n. 50, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v25i50.21188. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/21188. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos