CONTEXTO E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PLATAFORMA ONLINE AMIGÁVEL, DE LIVRE ACESSO E COM RECURSO MULTIMÍDIA EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Ana Eliza Pereira Bocorny, Cristiane Krause Kilian

Resumo

A democratização do acesso às universidades no Brasil, aliada ao crescente processo de internacionalização das atividades educacionais, tem imposto à comunidade acadêmica em geral e aos alunos universitários brasileiros em especial, a necessidade de desenvolver competências relacionadas a diferentes gêneros acadêmicos. Tendo em vista o exposto acima, o objetivo deste trabalho é apresentar o contexto e os pressupostos teóricos que guiaram o processo de elaboração de uma plataforma on-line, amigável, de livre acesso e com recursos multimídia, entendida como um ambiente virtual com recursos educacionais que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento das competências relativas à compreensão e produção de gêneros acadêmicos em inglês com base nas necessidades da comunidade acadêmica de uma universidade brasileira.

Palavras-chave

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA, Internacionalização das universidades brasileiras, Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), Gêneros acadêmicos.

Texto completo:

PDF