A APRENDIZAGEM COMO DESTINO: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE LONDRINA (PR)

André Camargo Lopes, Giovana Spoladore Amaral, Mauricio Ferreira de Oliveira

Resumo

O presente artigo expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no processo de ensino na formação docente e, como essa relação concatenada com a proposta curricular da Disciplina de Arte das turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig  redirecionaram o trabalho educacional para dentro de uma perspectiva real da aprendizagem dos alunos tanto os de graduação quanto os da rede básica de ensino integrados à proposta. As reflexões deste artigo são resultantes das experiências das oficinas do segundo semestre de 2012 e da oficina de arte contemporânea: Desconstrução e reconstrução de objetos de fevereiro e março de 2013. Os resultados desta experiência de ensino-aprendizagem viabilizaram um mapeamento da prática docente em seu viés mais problematizante a receptividade na aprendizagem.

Texto completo:

PDF