Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO:

Publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.

O Conselho Editorial da Revista tem por norma submeter cada proposta de publicação recebida à revisão de consultores científicos, por meio do sistema duplo cego, tendo como objetivos manter a imparcialidade no processo de avaliação e verificar se a matéria é relevante para justificar sua publicação, bem como verificar se está apresentada de forma adequada à linguagem acadêmica, sobretudo no que se refere à avaliação científica e técnica do texto. Os consultores são professores ou pesquisadores, com qualificação reconhecida, de instituições de ensino e de pesquisa das mais diversas regiões brasileiras e do exterior. Ao examinar um original, o consultor deve observar questões relativas à autoria e plágio. Os consultores não recebem remuneração pelo serviço prestado.

• Os textos submetidos à Travessias serão avaliados por pareceristas externos. O processo de avaliação é feito através da avaliação duplo cego pelos pares;
  • Os pareceristas serão selecionados a partir da análise do Currículo Lattes, levando em consideração a sua área e especialidade;
  • Os materiais submetidos para avaliação serão avaliados por pareceristas que não tenham o mesmo vínculo institucional do autor (ex: artigo submetido por um autor da Unioeste não poderá ser avaliado por um parecerista da Unioeste).

Publicação quadrimestral:

Primeiro quadrimestre: jan./abr.
Segundo quadrimestre: maio/ago.
Terceiro quadrimestre: set./dez

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. Saiba mais...

Informações Complementares

Periodicidade: quadrimestral

Classificação no WebQualis-Capes (Quadriênio 2013-2016):
B2 em Letras e Linguística
B2 em Ensino

Veja o conceito do periódico em sua área de atuação digitando o ISSN 1982-5935 no link

Sistema de Submissão: fluxo contínuo e dossiês temáticos

Para o fluxo contínuo, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado. No caso dos dossiês temáticos, são divulgadas as chamadas no site da revista, com os respectivos temas e prazos para submissão.

Travessias. ISSN:  1982-5935 (versão eletrônica).

O Projeto SABER — Sistema de Acesso à BibliotecaEletrônica de Revistas — permite:

1- Ao LEITOR acessar todos os artigos da revista já publicados.
2- Ao AUTOR submeter e acompanhar a avaliação dos artigos de sua autoria.
3- Ao EDITOR gerenciar a confecção dos exemplares para publicação.
4- Ao AVALIADOR manter contato com o editor e o autor do artigo.

Tempo entre a submissão até o parecer do artigo

Até 6 meses.

Responsabilidades

1. a)    Os manuscritos seguem as instruções disponíveis em “Processo de Avaliação pelos Pares”;
  2. b)    O conteúdo do texto é de responsabilidade dos próprios autores (sejam afirmações, opiniões ou expressões presentes nos manuscritos);
  3. c)    A revisão gramatical dos trabalhos é de responsabilidade dos autores. Os trabalhos já deverão estar revisados no momento da submissão;
  4. d)    Ao enviar o arquivo para avaliação na Travessias, se aceito, automaticamente o autor autoriza a sua publicação. Direitos autorais não serão pagos.

Formato de Avaliação

Os seguintes aspectos são observados pelos avaliadores no momento da avaliação:

1) Adequação do título ao conteúdo do manuscrito;
2) Adequação do resumo (contendo objetivo, método, resultados e conclusão);
3) Desenvolvimento da introdução do artigo (explicação sucinta do porque a pesquisa foi realizada);
4) Objetivos claramente definidos do trabalho;
5) Metodologia do trabalho;
6) Apresentação dos resultados obtidos (consistência das afirmações, sem especulações);
7) Conclusão do trabalho (relação com o(os) objetivo(os);
8) Relevância da discussão proposta;
9) Coesão, coerência, objetividade e estruturação do artigo;

DOI

A Travessias informa a todos os autores que somente os artigos publicados a partir de 2020 passaram a ter identificador DOI.

Entidade Editora

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE