Refletindo sobre as questões de gênero em sala de aula
Palavras-chave:
Gênero. Sexualidade. Educação Sexual. Formação de Professores.Resumo
Se pensarmos a respeito das questões de gênero, elas se fazem presentes em todos os espaços, sejam eles formais ou informais. As normas são ditadas entre o que é certo ou errado para o menino e menina, sendo cada vez mais evidentes durante todo nosso desenvolvimento. Na família e/ou na escola são evidentes os tratamentos tão direcionados ao menino e a menina. Em casa, os pais comprovam essas regras por suas atitudes e comportamentos frente aos direcionamentos tomados e muito bem específicos a cada um dos filhos. Ao menino é dado tudo que é tido como de menino e para a menina acontecerá o mesmo. Se na família há um casal, a separação fica ainda mais evidente. Já na escola, este processo se dá na separação por filas de meninos e meninas, atividades específicas dada a cada um deles, entre tantos outros aspectos que são facilmente observáveis. Entretanto, o objetivo do texto aqui proposto é apontarmos para uma reflexão quanto ao seu conceito e a necessidade de ações na escola que combatam a reprodução de discriminação de gênero e, para isso, defendemos em primeiro lugar uma formação específica junto aos professores , assim como acreditamos que esse conteúdo deva ser trabalhado junto aos estudantes de modo sistemático, contínuo e de forma efetiva, com momentos de interação grupal e reflexões conjuntas, colocando em prática um Programa de Educação Sexual que faça parte do Projeto Político Pedagógico da escola.Downloads
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