Unidade Didática do gênero discursivo reportagem com uso da ferramenta digital Google Docs para desenvolver multiletramentos no ensino fundamental
Palavras-chave:
Produção de texto, Multiletramentos, Escrita colaborativa, Ensino Fundamental.Resumo
A contemporaneidade e, sobretudo, os textos contemporâneos, produzidos a partir de múltiplas semioses, colocam novos desafios aos letramentos. Ser letrado, nos dias de hoje, é ser capaz de ler e produzir significados provenientes de diversas linguagens. Cabe ao professor incorporar novas e variadas práticas de produção textual em suas aulas, fazendo com que o aluno se sinta estimulado a escrever. Neste sentido, este artigo tem por objetivo apresentar uma Unidade Didática que visa favorecer o desenvolvimento de capacidades do aluno como produtor de textos na perspectiva dos multiletramentos. A proposta aplica-se ao nono ano do ensino fundamental, trata-se da produção do gênero discursivo reportagem por meio da escrita colaborativa em ambiente virtual, utilizando a ferramenta Google Docs. Esse material pedagógico integra a dissertação, que estamos desenvolvendo no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Cascavel e será implementado no 2º semestre de 2018. Utilizamos como embasamento teórico autores como Bakhtin (2003), Geraldi (1993), Soares (2003; 2004), Rojo (2009; 2012), Ribeiro (2012), Kleiman (1995), Bruns (2006), Lévy (1993), entre outros. A proposta didática elaborada visa contribuir para que outros docentes se sintam estimulados a desenvolverem e aplicarem, em suas aulas, esse tipo de proposta pedagógica na perspectiva teórica adotada e apresentada nesse artigo.Downloads
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