Diálogos possíveis: masculinidades subvertidas em Caio Fernando Abreu e Mia Couto
Palavras-chave:
Caio Fernando Abreu, Mia Couto, Masculinidades, Alteridade.Resumo
A literatura desenha, sobre muitas linhas, traços das masculinidades que subvertem o lugar comum e abrem diálogos entre vozes dissonantes. Este trabalho pretende refletir e apresentar algumas possibilidades alegóricas trazidas por dois distintos escritores de países e contextos diferentes: Caio Fernando Abreu (Brasil) e Mia Couto (Moçambique). Pergunta-se como um homem se constrói enquanto sujeito e como é pensado dentro dos processos de alteridade? Traçando novos caminhos que sejam capazes de refazer e desfazer metáforas a fim de suplantar as questões levantadas por este estudo que busca, na força simbólica de cada um dos textos, ressignificar as alteridades, as masculinidades em trânsito e lançar um novo olhar em direção aos sujeitos "masculinos" e suas particularidades. Serão vislumbrados aqui conceitos sobre gênero, papéis atribuídos e atribuíveis aos homens no espaço das narrativas, a ausência (também presença) do feminino que suscita uma busca pela ‘feminilidade’ adormecida como uma maneira de equilibrar o humano em face do outro: o desconhecido. Os arquétipos utilizados serão extraídos de contos das obras Cada homem é uma raça (2013) de Mia Couto e Morangos mofados (2009) de Caio Fernando Abreu.
Downloads
Referências
ABOIM, Sofia. “Masculinidades na encruzilhada: hegemonia, dominação e hibridismo em Maputo”. In Análise Social XLIII (2). Lisboa, 2008, pp. 273–295.
ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. 11ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, volume II. Petrópolis: Vozes, 1987.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CONNELL, Robert. “Políticas da masculinidade”. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. In Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, julho-dezembro/1995, p. 185–206.
CONNELL, Robert, MESSERSCHMIDT, James. “Masculinidade hegemônica: repensando o conceito”. Tradução Felipe Bruno Martins Fernandes. In Revista Estudos Feministas. Florianópolis, janeiro-abril/2013, p. 241–282.
COUTO, Mia. Cada homem é uma raça. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.