Diários de uma professora estagiária: problematizando o saber da experiência nos estágios supervisionados em Ciências da Natureza
Palavras-chave:
Ciências da Natureza, estágio supervisionado, diário de aula, experiência.Resumo
Neste artigo problematizamos a experiência que emergiu durante a prática docente dos Estágios Supervisionados II e III do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Este estudo de caráter qualitativo valeu-se do diário de aula como instrumento de pesquisa tendo como corpus de análise os diários produzidos pela professora estagiária após cada aula ministrada no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os diários de aula são compreendidos na perspectiva de Zabalza (2004), que discute os mesmos como ferramenta potente para pensar a prática docente. Os diários de aula foram analisados na perspectiva de encontrar as situações que se configuram em experiências a partir do entendimento de Larrosa (2002), ou seja, algo que nos toca, nos mobiliza e nos faz pensar. Na análise dos diários de aula ficaram evidentes dois momentos no contexto escolar. Um que apresenta alunos/as motivados/as que despertam a satisfação do/a professor/a ao planejar e ministrar suas aulas. Outro que exige uma dedicação maior do/a professor/a no qual os/as alunos/as são indisciplinados/as e não apresentam motivação para aprender. Além disso, ficou evidente na análise dos diários de aula a necessidade do/a professor/a deparar-se com questões que não dependem da sua prática docente, mas que interferem nela, como a infraestrutura e a organização escolar. Por fim, defendemos a importância do uso dos diários, não apenas como uma forma de registrar os acontecimentos do seu cotidiano, mas também como uma ferramenta de pesquisa para o/a professor/a refletir sua própria prática e qualificar a sua formação docente.Downloads
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