Da mitificação coletiva: a visão do inferno no imaginário literário popular

Eduarda Maria Moreira Lopes, Maria Aparecida da Costa

Resumo

Muito tem se falado e pesquisado sobre a importância da memória para o estudo crítico da Literatura. Desde a memória individual, autobiográfica até as consolidações de fenômenos propostos pela memória coletiva como é o caso de um mito, que perpassa de geração em geração, recebendo atualizações. Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparado entre duas obras de gêneros distintos: o conto O inferno de Graciliano Ramos e o cordel A chegada de Lampião no inferno de José Pacheco. A proposta é analisar de que forma o narrador e o eu-lírico, respectivamente, constroem a imagem do espaço do inferno. Com uma das principais vertentes sendo o imaginário popular e, mais especificamente, o imaginário cristão. Partindo da premissa da memória individual traçada no conto de Graciliano e chegando às considerações coletivas transmitidas e perpetuadas pelos cordelistas.  Sob a ótica de teóricos como Maurice Halbwachs, que contribui de forma elucidativa com o advento da memória coletiva; Luis Alberto Brandão, que enfoca a expansão do espaço literário; as contribuições de Carlos Alberto Nogueira e João Libânio, que fazem uma investigação histórica acerca do imaginário cristão, pretendemos entender que o imaginário é construído, propagado e re(inventado) levando em conta os aspectos culturais e morais de determinado grupo social, bem como da persistência de alguns mitos até os dias de hoje. Para tanto, ainda contamos com a teoria de Antonio Candido sobre Literatura e sociedade.

Palavras-chave

Memória; Imaginário mítico; Narrador; Eu-lírico.

Texto completo:

PDF

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013.

BRANDÃO, Luis Alberto. Espaços literários e suas expansões. Aletria: Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte, n. 15, jan. 2007, p. 207- 220.

BRANDÃO, Luis Alberto. Breve história do espaço na teoria da literatura. Cerrados. Brasília, n.19, 2005,p. 115-134.

BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1999.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8.ed. São Paulo: T.A.Queiroz, 2000.

FRANÇA, Marcos Antônio Pessoa de. Para rir até chorar... com a cultura popular. João Pessoa: Sant’ana, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Revista dos tribunais, 1990.

NOGUEIRA, Carlos Roberto. O diabo no imaginário cristão. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

PACHECO, José. A chegada de Lampião no inferno. Disponível em http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=103&cat=Cordel

RAMOS, Graciliano. O inferno. In: RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984.