A máscara do morcego: Batman à luz da teoria dos arquétipos

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Arquétipo, Batman, Herói.

Resumo

As narrativas heroicas sempre se fizeram presentes ao longo da história da humanidade. A partir do século XX, as Histórias em Quadrinhos se tornaram suporte para sua manutenção e com o sucesso que as suas adaptações alcançaram no cinema se abriu um espaço de ampliação do alcance deste tipo de narrativa.  Este artigo versa sobre este fenômeno tendo como narrativa referencial a constituição do mito do Batman tendo como referência a teoria junguiana dos arquétipos. O objetivo deste trabalho reside na análise de como o mito do Homem Morcego representa de acordo com a teoria adotada um arquétipo coerente com a condição humana contemporânea. Apresentando-se como uma análise bibliográfica a partir de BOECHAT (2008),  JUNG (2002), NAGY (2017), tendo como resultado a identificação do Batman como um arquétipo junguiano passível de dialogar com a condição existencial de enfrentamento dos medos interiores, alcance da posse de si e resiliência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalmo Radimack da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Possui graduação em filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (2014), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (2012), e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2018). É mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor de filosofia - Colégio IPI. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, em teologia no campo da cristologia. Em Psicologia pesquisa a partir dos arquétipos junguianos a influência das narrativas heroicas no processo de individuação, na formação da personalidade infantil e no processo de cura terapêutica. Em educação pesquisa a história da constituição do conceito de família tradicional, sua relação com a estrutura Patriarcal/Capitalista a serviço da política de Direita no Brasil

Daniela Heitzmann Amaral Valentim de Sousa, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, no Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidade e Promoção da Saúde. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, pertencendo a linha de pesquisa em Família e Interação Social. Atualmente é Professora da Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança e Professora do Centro Universitário de João Pessoa atuando no Núcleo de Psicologia Jurídica com ênfase no Psicodiagnóstico. Possui experiência na área de Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Clínica Infanto juvenil, Interação familiar e Saúde Mental.

Referências

AUGRAS, M. Alteridade e dominação no Brasil. Rio de Janeiro: NAU, 2010

BOECHAT, Walter. A Mitopoese da psique: mito e individuação. Petrópolis: Vozes, 2008

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento/Cultrix, 2007

CHEVALIER, J.; GEERBRANT, A. Dicionário dos Símbolos. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2002

FONOFF, Fernanda Mara Colucci & COLUCCI. Regina de Batista. Os heróis, as princesas e o imaginário infantil. (2008). Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/jp/v41n75/v41n75a20.pdf visitado em 1 de maio de 2019

FREUD, Sigmund. O mal-estar na Civilização e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010

GABILLIET, Jean-Paul. Batman na luta contra o crime. In: História Viva: Grandes Temas nº 52. Editora Duetto, 2014

JACOBI, Jolande, Complexo, arquétipo e símbolo na psicologia de C.G. Jung Petrópolis: Vozes, 2016

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002

JUNG, Carl Gustav. A Natureza da Psique. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008

JUNG, Carl Gustav. Aíon: Estudo sobre o simbolismo de Si. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015

JUNG, Carl Gustav. A prática da Psicoterapia. Petrópolis: Vozes, 2011

MARTIN, K., O livro dos símbolos: Reflexões sobre imagens Arquetípicas. Koln: Taschen, 2012

NAGY, Gregory O Herói Épico. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017

PIERI, P. F. Dicionário Junguiano. São Paulo: Paulus, 2002.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Como Citar

DA SILVA, D. R.; VALENTIM DE SOUSA, D. H. A. A máscara do morcego: Batman à luz da teoria dos arquétipos. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 2, p. e22946, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22946. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] MITOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS