Natureza, imaginário e belezas naturais do Brasil: campos de imagens poético-plásticas, memória e transversalidades
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i1.24192Palavras-chave:
Natureza, Belezas naturais, Universo imaginário, Memória.Resumo
Uma abordagem sobre as dimensões imagéticas, simbólicas e míticas em textos literários e pictóricos, tendo em vista o imaginário e da memória – presentificados nas imagens: Rio Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, Cachoeira de Paulo Afonso, Marumbi, Vila Velha, Gruta de Maquiné – com o intuito de (re)apresentar e interpretar textos poéticos e pictóricos (poemas, pintura, fotografias) de autores representativos da literatura e das artes plásticas do Brasil, tendo em vista os diálogos transversais e interculturais.
Downloads
Referências
AS BELEZAS Naturais da Gruta de Maquiné. Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/entorno-de-belo-horizonte/belezas-naturais-da-gruta-do-maquine. Acesso em: 30 ago. 2017.
A TAÇA - Parque Estadual de Vila Velha - Ponta Grossa - Paraná - (Domínio Público). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_de_Vila_Velha. Acesso em: 28 mar. 2020.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. Trad. Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins fontes, 1989.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CABEZA DE VACA. Naufrágios. In: Os Conquistadores. Porto Alegre: L&PM, 1987 (1ª. Ed. em espanhol 1542).
CACHOEIRA de Paulo Afonso. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Cachoeira_de_Paulo_Afonso_BA.jpg Acesso em: 28 mar. 2020.
CATARATAS do Iguaçu. Disponível em: http://www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br/atrativos/cataratas-do-iguacu. Acesso em: 30 ago. 2017.
CASTRO, Alves. A Cachoeira de Paulo Afonso (domínio público). Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000015.pdf. Acesso em: 30 ago. 2017.
CONJUNTO Marumbi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_Marumbi. Acesso em: 28 mar. 2020.
COUTO, Elza Kioko N. Nenoki do; SILVA, Samuel da Souza. Análise do discurso ecológica: Ecolinguística e ecoética. In: Antropologia do imaginário, ecolinguística e metáforas. Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto; Ema Marta Dunck-Cintra; Lorena Araujo de Oliveira Borges (Org.). Brasília, DF: Thesaurus, 2014.
CORA, Coralina. A Serra dourada (Anhanguera - Cora Coralina.) Disponível em:
https://monopoliodasruas.wordpress.com/2016/11/18/anhanguera-cora-coralina/. Acesso em: 03 mar. 2020.
CURADO, L. A. do C. Goyaz e Serra Dourada por J. Craveiro e poetas – 1911 a 1915. Goiânia: Editora Líder, 1994.
DE BONA, Theodoro. Montanha do Marumbi (pintura); Vila Velha (pintura). Disponível em:
http://www.muvi.advant.com.br/memoria_muvi/bona/paisagens.htm. Acesso em: dez. 2017.
DUFRENNE, Mikel. O poético. Porto Alegre: Globo, 1969.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1995b.
DURAND, Gilbert. A fé do sapateiro. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1995a.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Trad. Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (Ensino Superior).
DURAND, Gilbert. Campos do imaginário. Textos reunidos por Danièle Chauvin. Trad. Maria João Batalha Reis. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
GARRARD, Greg. Ecocrítica. Trad. de Vera Ribeiro. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006.
GONZALES, Javier. El cuerpo y la letra: la cosmología poética de Octavio Paz. México – Madrid – Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1990.
GRECA, Rafael. Poema ao Rio Iguaçu. Curitiba: Edição Instituto Farol do Saber, 1997.
GRUTA de Maquiné – CORDISBURGO – MG. Disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Gruta_de_Maquin%C3%A9?uselang=pt#/media/File:2007_11_nov_Gruta_de_Maquin%C3%A9_Cordisburgo_008.jpg. Acesso em: 30 ago. 2017.
KOLODY, Helena. “Cataratas do Iguaçu”. In: Viagem no espelho. 5. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 1999.
LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. “Para Goiandira e Cora Dois Poemas Performativos de Gilberto Mendonça Teles”. Anais da ABRALIC (2017). Disponível em: http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522185211.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.
LINS, Augusto Estellita. A magia dos signos: ensaio de semiologia. Brasília: Editora Ser, 1996.
LINS, Augusto Estellita. Diálogo com os signos da arte: ensaios de arte e semiologia. Brasília: Editora SER, 1998.
OLIVEIRA, Alberto de. “Vestígios Divinos (Na Serra de Marumbi)”. Disponível em: http://www.academia.org.br/academicos/alberto-de-oliveira/textos-escolhidos. Acesso em: 28 mar. 2020.
PAZ, Octavio. Convergências: ensaios sobre arte e literatura. Trad. Moacir Werneck de Castro. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982 (Coleção Logos).
PIMENTEL, Maurício Ragagnin. Cataratas do Iguaçu: experiências e registros de uma paisagem turística. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, RS, UFRGS/PPGEA, 2010.
PINTORES da Paisagem Paranaense. Edição fac similar. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: Solar do Rosário, 2005
QUINTANA, Mario. “Cataratas do Iguaçu”. In: QUINTANA, Mario. Água / Mario Quintana (Introdução de Elena Quintana e Eduardo San Martin. – ed. Trilingüe. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001.
RACIONERO, Luis. El arte de escribir: emoción y placer del acto creador. Madrid: Temas de Hoy, 1995.
ROSA, João Guimarães. Magma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
ROSA, João Guimarães. Entrevista a Günter Lorenz – “Diálogo com Guimarães Rosa”.
Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/as-pessoa-nao-morrem-ficam-encantadas-joao-guimaraes-rosa/. Acesso em: 03 mar. 2020.
TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.