EDUCAÇÃO MORAL REAL PARA UMA JUVENTUDE VIRTUAL

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy

Palavras-chave:

Moral, Jovem, Computador, Internet, Educação.

Resumo

O presente artigo reflete a atitude moral de jovens frente ao ambiente virtual.

A reflexão sobre nosso objeto de estudo impõe-nos definir quem é este jovem

influenciado pelo mundo virtual, presente nos bancos escolares, e exige também que se

avalie qual a responsabilidade da escola na formação do ser tecnológico. Como referencial

teórico utilizamos Morin, para a definição do ser social e Piaget, para os conceitos de

autonomia e heteronomia. Baseados nestas teorias iniciamos a pesquisa de campo

observando cem jovens enquanto estavam em dois locus virtuais: nos jogos e na internet. A

escolha por estes locus deu-se pois há uma maior freqüência do jovem virtual nos mesmos.

Como resultado de nossa pesquisa podemos perceber que durante os jogos de computador

os jovens não interagem, mas tem apenas uma reatividade, pois há uma limitação a relação

ação-reação ou a adequação a inputs determinados que geram sempre e necessariamente os

mesmos outputs. Não há uma situação de troca que permite o agir criticamente,

possibilitando uma bidirecionalidade no processo de comunicação, inexistindo assim a

interatividade, base para o desenvolvimento moral desejável: o autônomo. Em relação ao

locus internet, que teoricamente possibilita uma interação, pois há um relacionamento

recíproco, o que existe, na pratica, é o anonimato, bloqueando tal possibilidade. Ainda em

relação a internet um outro aspecto negativo a salientar é que não há condições para que os

procedimentos de construção da autonomia moral se realizem, porque as atividades, as

reações já estão previstas na programação.

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Publicado

11-12-2007

Como Citar

CHRISTINO GITAHY, R. R. EDUCAÇÃO MORAL REAL PARA UMA JUVENTUDE VIRTUAL. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2776, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2776. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO