MÚLTIPLOS OLHARES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE
Palavras-chave:
Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Educação a Distância.Resumo
O presente artigo apresenta uma investigação acerca das percepções de professoresalunos
do PEAD - Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
atuantes na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede de Ensino Pública de
Gravataí, Rio Grande do Sul. O PEAD vem sendo oferecido na modalidade à Distância pela
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por meio da realização de estudos de caso e
a partir de entrevistas semi-estruturadas feitas com estes professores-alunos, faço uma análise do
que eles pensam sobre as diferentes modalidades de ensino: EJA e EAD, além de verificar as
transformações percebidas por eles desde o início do curso de graduação até o momento atual de
estudo em relação às próprias práticas pedagógicas enquanto docentes. Busco desta forma lançar
um olhar acerca da influência da formação acadêmica realizada na modalidade à Distância nas
práticas pedagógicas dos professores-alunos do PEAD. É importante ressaltar que sujeito
professor-aluno, neste estudo, vem sendo constituído pela EAD, sobretudo pelo PEAD. Desta
forma problematizo: quais as implicações desta formação acadêmica à Distância nas práticas
pedagógicas dos docentes que atuam na EJA?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.