MÚLTIPLOS OLHARES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE

Autores

  • Damiana Ballerini

Palavras-chave:

Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Educação a Distância.

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação acerca das percepções de professoresalunos

do PEAD - Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental,

atuantes na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede de Ensino Pública de

Gravataí, Rio Grande do Sul. O PEAD vem sendo oferecido na modalidade à Distância pela

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por meio da realização de estudos de caso e

a partir de entrevistas semi-estruturadas feitas com estes professores-alunos, faço uma análise do

que eles pensam sobre as diferentes modalidades de ensino: EJA e EAD, além de verificar as

transformações percebidas por eles desde o início do curso de graduação até o momento atual de

estudo em relação às próprias práticas pedagógicas enquanto docentes. Busco desta forma lançar

um olhar acerca da influência da formação acadêmica realizada na modalidade à Distância nas

práticas pedagógicas dos professores-alunos do PEAD. É importante ressaltar que sujeito

professor-aluno, neste estudo, vem sendo constituído pela EAD, sobretudo pelo PEAD. Desta

forma problematizo: quais as implicações desta formação acadêmica à Distância nas práticas

pedagógicas dos docentes que atuam na EJA?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

BALLERINI, D. MÚLTIPLOS OLHARES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2786, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2786. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO