GEOMETRIA E ARTES: UMA INTERLOCUÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Gilselene Garcia Guimarães

Resumo


 

Este trabalho quer evidenciar o modo como a construção de imagens artísticas pode contribuir na aprendizagem do conteúdo específico de Geometria, abordado no Ensino Fundamental, tendo presente que grande parte dos educandos encontram dificuldades na abstração e significação necessária para um entendimento satisfatório da disciplina. Como pré-requisito foram disponibilizados conceitos introdutórios à Geometria, procurando estabelecer as competências necessárias aos educandos para execução do projeto. A hipótese fundamental teve como base a perspectiva de desenvolver a interdisciplinariedade do conhecimento dos conteúdos de geometria e artes, promovendo uma correlação significativa entre o reconhecimento de figuras geométricas e sua aplicabilidade no cotidiano, assim como sua criatividade e representação visual. Foram analisadas imagens construídas pelos educandos como representação da capacidade, ou não, de depreender os conceitos geométricos abordados. As atividades selecionadas versaram sobre o reconhecimento e construção das figuras geométricas que compõem o tangran, caracterizadas por figuras planas, e a construção da imagem da figura astróide, utilizando conceitos de coordenadas cartesianas e retas tangenciais. Os resultados indicaram caminhos norteadores que sugestionam o respeito a ser dispensados, por parte dos educadores, para com as áreas de abrangência cognitiva e subjetiva de cada educando.


Palavras-chave


Imagem; Figuras geométricas; Aprendizagem; Interdisciplinariedade; Cotidiano.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2008 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.