AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BUSCA DA AUTONOMIA

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy
  • Marciana Pelin Kliemann

Palavras-chave:

Educação especial, Autonomia, Tecnologia, Computador.

Resumo

 

Este trabalho investigou a opinião de instrutores a respeito da informática auxiliando ou não o desenvolvimento da autonomia para o aluno com necessidades educativas especiais. A pesquisa exploratória foi realizada via questionário com 43 instrutores de informática de ambos os sexos. Tal questionário foi composto por questões que procuravam conhecer o nível de qualificação para o trabalho; compreender o entendimento sobre a educação e o computador como ferramenta pedagógica; o conceito do que é um aluno autônomo; e as possibilidades de uso do computador como um instrumento que propicia a interação. O resultado da pesquisa demonstrou: 1. que o nível de instrução do grupo pesquisado é baixo, corresponde na sua maioria apenas ao ensino médio; 2. que uma parcela significativa (88%) afirma que o computador desenvolve a autonomia; 3. a existência de uma falta de compreensão do conceito de autonomia, sendo a mesma entendida como a possibilidade dos alunos que escolhem o que querem aprender; 4. quanto ao computador como um instumento de interação, que a grande parte dos instrutores entende que há interação quando o aluno responde ao que foi solicitado pelo software, demonstrando desconhecimento do conceito de interatividade, pois não há interação ampla quando não existe troca, havendo apenas reatividade em executar o que é solicitado.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

ROSAN CHRISTINO GITAHY, R.; PELIN KLIEMANN, M. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BUSCA DA AUTONOMIA. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 1, p. e2903, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2903. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO